Reportagem

Foto

Como uma reforma pode valorizar seu imóvel

A reforma de imóvel é algo muito importante para a estrutura e conservação do espaço, além de ser um procedimento pelo qual toda construção precisa passar.

É por meio desse processo que garantimos as condições mínimas de segurança e conforto para todo tipo de imóvel, seja casa, apartamento, prédios comerciais, industriais e muitos outros tipos.

Por mais que você cuide desse bem, dentro de alguns anos ele se torna ultrapassado e passa a exigir algumas atualizações, seja no sistema elétrico e hidráulico, na pintura ou no estilo dos revestimentos.

Muitas pessoas não gostam ou não têm condições de reformar, mas de qualquer forma, isso será necessário um dia. Sabemos que o processo causa alguns transtornos e exige investimentos.

No entanto, o resultado final é promissor e devolve todo o conforto e praticidade para a construção. Só que até lá, existe um caminho a ser percorrido e com algumas dicas ele pode ser mais fácil.

Assim, você garante todo o cuidado, moderniza o imóvel e ganha a sensação de estar usufruindo de um lugar completamente novo.

Dessa maneira, neste artigo, vamos falar sobre de que maneira uma reforma valoriza os imóveis e dar algumas dicas para ter sucesso no resultado final.

Como as reformas valorizam os imóveis

As reformas trazem aquela sensação única de estar em uma casa nova. Mas alguns cuidados são necessários para o sucesso desse investimento e para que a construção realmente se torne um lugar melhor para viver.

É por meio desses cuidados que um imóvel é valorizado, além disso, também envolve a escolha de materiais de qualidade, que garantem o retorno do investimento feito. 

A reforma acaba valorizando o imóvel por conta de vantagens como:

A reforma pode ser abatida do imposto de renda

Mesmo que tenha sido apenas uma troca de caibro de madeira, a reforma será abatida do imposto de renda, e muitas pessoas nem imaginam isso.

Quando uma pessoa vai declarar seu imposto, precisa pagar um valor de 15% conhecido como Ganho de Capital. Trata-se de um imposto sobre o lucro obtido com a venda do imóvel.

Tem como base a diferença entre o valor de compra e venda, mas em caso de reformas, este valor pode ser abatido. 

Por exemplo, se uma pessoa vende um imóvel que originalmente custou xxx mil por x milhão, teria de pagar 15% de imposto.

No entanto, se ela investiu uma valor x nessa reforma, pagará apenas a metade do valor original do imposto. 

É uma economia de uma quantia significativa, portanto, uma excelente razão para você começar a pensar na reforma.

Melhora sistemas elétricos e hidráulicos

Somente por meio de uma reforma de imóveis o proprietário consegue identificar a situação de vários pontos da construção, como as instalações elétricas e hidráulicas.

É importante pensar nisso, uma vez que essas instalações costumam apresentar problemas com o passar do tempo. 

Sendo assim, já que vai reformar, invista na troca de fiação e tubulação. Isso pode evitar diversos prejuízos, como:

  • Cano estourado;

  • Infiltração;

  • Curtos;

  • Quedas de energia.

Valoriza o imóvel

As reformas sempre vão valorizar os imóveis, não importa se eles são novos ou mais antigos, é sempre uma maneira de acrescentar conforto, modernidade, praticidade e aumentar o valor de compra e venda.

Seja uma casa ou apartamento, se a intenção é vender, é importante fazer com que o espaço seja perfeito para qualquer pessoa. Para não errar, a dica é pensar nos quartos de hotel, que possuem estrutura impessoal e agradam pessoas diferentes.

Dessa forma, se a intenção é vender, além de levar em conta as instalações elétricas prediais, é importante investir em cores neutras e outros pequenos reparos.

É preciso ser homogêneo e evitar excessos, uma vez que o ideal de decoração que você tem pode não ser o mesmo do comprador. 

Mesmo porque, reformas básicas sempre acertam no estilo e também evitam gastos desnecessários.

As melhorias feitas ajudam a agilizar a negociação, uma vez que as avaliações se dão pelo preço de mercado de cada um desses imóveis, além de levar em conta outros aspectos deles, como localização e vaga de garagem.

Melhora o estado emocional

Se a ideia é continuar morando no imóvel, saiba que investir em uma reforma significa melhorar o estado emocional dos moradores. 

Isso porque esse processo consegue adaptar a construção ao estilo de vida e ao gosto de quem mora no local.

Quem gosta de cozinhar, pode priorizar a cozinha ou ainda integrar sala e cozinha, principalmente em apartamentos. 

Quem passa muito tempo no quarto, pode fazer desse ambiente um espaço maior e mais aconchegante.

Quem trabalha em casa, pode investir na criação ou adaptação de um espaço perfeito para essas atividades. 

Enfim, são inúmeras possibilidades que trarão benefícios não apenas para a casa ou apartamento, mas também para os moradores.

Dicas para fazer uma boa reforma

Agora que você já conhece quais são as vantagens de uma boa reforma e de que maneira ela pode valorizar o seu espaço para morar ou para uma vistoria de imóvel, vamos dar algumas dicas para obter resultados incríveis.

Algumas dicas importantes são: 

Definir as prioridades

Existem alguns pontos dos imóveis que precisam ser priorizados, como telhados, lajes, banheiros, áreas com piscina e coberturas, pois são locais mais suscetíveis a vazamentos e infiltrações.

Dentre as pequenas melhorias nesses ambientes estão troca de chuveiro e substituição de bancadas. Apesar de ser necessário modernizar, itens muito modernos podem ser apenas uma tendência passageira.

Também é preciso cuidado na hora de trocar os pisos, optando sempre pelos materiais de boa qualidade.

Investir em beleza e segurança

A iluminação do imóvel é uma parte que merece atenção e um investimento de qualidade, pois é algo fundamental para valorizar ou desvalorizar qualquer construção.

A luz e um home planejado podem tornar o ambiente mais aconchegante, moderno, econômico e até apropriado para horas de trabalho e estudo.

No entanto, para que tanto a iluminação quanto o home funcionem adequadamente, é necessário prezar por uma instalação elétrica de qualidade e que seja segura, por meio de materiais apropriados.

Além de serem importantes para a segurança, materiais de qualidade e modernos garantem o funcionamento de eletrodomésticos e outros equipamentos mais atuais.

Investir em boa pintura e revestimento

Pintura e investimento são essenciais para qualquer construção, conferindo segurança, conforto e beleza ao imóvel. E o melhor é que pode ser determinado pelo morador, que escolhe o quanto quer gastar com esse item.

É importante lembrar que a cor escolhida tem influência direta nas sensações e emoções, portanto, priorize o conforto, com cores que não se tornem cansativas e que sejam fáceis de combinar com qualquer tipo de decoração.

Inclusive, para quem deseja vender, móveis alto padrão pintados com cores claras tendem a valorizar mais o imóvel.

Optar por produtos de qualidade

Não importa qual seja o cômodo que será reformado, ou se as mudanças serão feitas em toda a construção, é importante pensar no retorno que você pretende obter, pois mesmo que a intenção não seja vender, garantir um retorno dos investimentos é essencial.

A única maneira de conseguir isso é prezando por produtos de qualidade, seja na tinta, nos azulejos, nos pisos, na madeira usada, nas pedras das pias ou em itens como calhas, telhas, etc.

Quando têm qualidade, esses materiais oferecem um único e excelente retorno sobre os investimentos na reforma.

Invista em mão de obra qualificada

De nada adianta optar pelos melhores materiais, se os profissionais não são qualificados. Mesmo que a ideia seja apenas aplicar uma tinta esmalte sintético em algumas superfícies, é importante contar com mão de obra qualificada.

Somente bons profissionais saberão aplicar cada material, realizar os procedimentos necessários e garantir a segurança e a qualidade da reforma.

Cotar preços

Apesar de ser importante investir nos melhores materiais e profissionais, também é necessário fazer alguns orçamentos, para não sair no prejuízo.

Aquele revestimento que você gostou em uma loja pode estar mais em conta em outra. Aproveite boas promoções e faça cotações em vários locais, para que a reforma completa caiba no seu bolso e você não precise interrompê-la.

Por meio da internet, é possível encontrar e comparar facilmente a melhor promoção de pisos e revestimentos, além de muitos outros materiais.

Conclusão

Reformar pode parecer um desafio, mas com as informações necessárias e seguindo as nossas dicas, com certeza vai ser muito mais fácil.

Um imóvel é um bem que precisa ser cuidado e receber todas as manutenções necessárias. 

Com isso, ele se torna um lugar mais seguro, confortável e agradável para viver, trabalhar e conviver com a família e os amigos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.