Reportagem

Naplanta thumbnail 100x100

Dicas de decoração para imóvel comprado na planta

Pensar na decoração para imóvel é sempre importante, principalmente quando se trata de um imóvel na planta.

Para alguns, pode soar estranho pensar em como iremos decorar algo que ainda não foi construído ou está em processo de construção.

Na verdade, isso é bastante comum, principalmente, porque deixa tudo planejado para quando o proprietário receber as chaves do imóvel. É uma maneira de aproveitar o tempo, pois enquanto o imóvel não está pronto, você já pensa em como decorá-lo.

Assim, basta apenas mobiliá-lo de acordo com o que foi planejado, sem ter que entrar em um imóvel vazio ou fazer tudo às pressas.

A ajuda de um profissional sempre é bem-vinda, mas é possível fazer isso sozinho também. O mais importante é conhecer as peculiaridades que você precisa pensar na hora de planejar a decoração do seu imóvel na planta.

Dessa forma, fica mais fácil fazer tudo no tempo certo, além de poder pesquisar preço, opções e analisar com calma a qualidade de cada fornecedor ou loja. É uma forma de ter uma casa ou apartamento lindo, sem gastar muito.

Para te ajudar, vamos falar sobre as vantagens dos imóveis na planta e dar dicas para decorar seu novo lar, antes mesmo de ser construído.

O que é imóvel na planta?

Quando uma pessoa diz que comprou um imóvel na planta, ela quer dizer que adquiriu o imóvel diretamente com a incorporadora, antes mesmo de ele ser construído.

Ou seja, sabe aquele condomínio fechado que ainda não começou a ser construído, mas que você pode visitar o planejamento do espaço e até ver o decorado para fazer uma avaliação de imóveis completa?

Se você fechar negócio, estará comprando um imóvel na planta. E existem muitas vantagens que envolvem esse tipo de aquisição.

Uma delas é o preço mais acessível, pois ao contrário daqueles empreendimentos já construídos, a valorização ainda vai acontecer. É a chance de comprar casas e apartamentos mais baratos - que vão custar mais caros depois de prontos.

É o que chamamos de valorização, outra grande vantagem desse tipo de negócio. Dessa forma, mais do que adquirir um imóvel, você acaba fazendo um investimento de qualidade.

O dinheiro tem muito mais valor ao adquirir esses imóveis também, isso porque o pagamento é facilitado, podendo o comprador ter acesso a meios muito mais flexíveis na entrada e parcelas.

Para quem gosta de personalizar o lar, também existe a possibilidade de escolher, durante a construção, o melhor projeto de paisagismo residencial, além de outras questões como pisos e revestimentos.

Dependendo da construtora, também é possível solicitar algumas alterações, o que evita a necessidade de reformas em um imóvel já pronto.

A infraestrutura desses empreendimentos é muito mais moderna, tanto nas unidades quanto no condomínio como um todo. São materiais novos que garantem mais durabilidade ao imóvel, evitando problemas como:

  • Infiltrações;

  • Rachaduras;

  • Elevadores problemáticos;

  • Problemas com portões e portas.

Outro ponto positivo da infraestrutura é o fato de que esses novos empreendimentos são projetados para acompanhar um estilo de vida moderno, com cobertura de vidro e outros acabamentos muito mais práticos.  

A documentação é outra grande vantagem dos imóveis na planta. Eles já estão em ordem e a burocracia é muito menor.

Se você compra uma casa ou apartamento que já foi de outra pessoa, corre o risco de ter de arcar com taxas de transferência, gastos em cartório e ainda ter de colocar em ordem alguns encargos atrasados.

O prazo para se mudar é maior também, e quem não tem pressa pode planejar esse momento com calma, sem correria, atentando-se a alguns pontos importantes.

Você vai ter mais tempo para planejar a personalização do seu lar, como aplicação de sinteco, contratar uma boa transportadora, conhecer quem serão seus vizinhos, a dinâmica da região e ainda pensar na decoração.

Por falar nisso, nos próximos tópicos, nós vamos falar um pouco mais sobre como você pode planejar a decoração do seu imóvel na planta.

A importância de planejar a decoração

Durante o planejamento, todo o espaço do imóvel conta, ou seja, há um bom aproveitamento de espaço. Além disso, os moradores conseguem visualizar como ele ficará depois de pronto.

O ideal é fazer esse planejamento assim que o imóvel for comprado. Dessa forma, é possível pesquisar e escolher as melhores opções, de acordo com as suas condições financeiras e o tempo estimado.

O morador também pode pensar com calma em estilos de decoração, tipos de mobília, quais tecidos usar para estofados e cortinas, como tecido jacquard para cortina, dentre outras questões.

Existem alguns aplicativos feitos para isso, que podem te ajudar a pensar na melhor opção. Ainda terá tempo para pesquisar as melhores lojas e também conversar com profissionais que o ajudarão a escolher uma decoração que atenda às suas necessidades.

Apesar de ser um pouco trabalhoso às vezes, esse processo é prazeroso e, no final, você terá um lar confortável, com a sua cara e que te sirva no dia a dia.

Como decorar imóvel na planta

Chegou o momento de decorar? Então, preste atenção nas dicas a seguir, para que você faça boas escolhas e invista de maneira certeira.

Escolha um tema

No mundo da decoração, existem muitos estilos e temas que decoram bem qualquer espaço, mas no final das contas, tudo vai depender do gosto do morador.

Portanto, cabe a ele pesquisar com calma todas as opções, sendo que dentre as principais tendências estão a decoração escandinava, retro, geek, rústica, minimalista etc.

Móveis planejados

Outro passo importante é procurar por uma boa empresa de móveis planejados. Esse tipo de mobília aproveita cada espaço disponível, mesmo que seja um cômodo muito pequeno, o que valoriza o ambiente e o torna mais funcional.

Além disso, eles podem ser personalizados de acordo com o gosto do morador e o estilo de decoração. Os materiais também variam bastante, podendo ser madeira de demolição, couro, madeira natural, vidro, dentre outras possibilidades.

Além disso, é possível decorar todos os ambientes de sua nova casa ou apartamento, como cozinhas, salas, quartos e até banheiros.

Basta ficar atento aos profissionais e empresas que fornecerão os móveis, disponíveis para todos os gostos e bolsos.

Buscar lojas de decoração

As lojas de decoração montam ambientes completos que podem ajudar você a se inspirar e ter boas ideias para decorar o seu lar.

Tendo toda a parte da construção por conta da empreiteira, como o uso de concreto leve e outros materiais, o proprietário não precisa se preocupar com o projeto em si, apenas em como decorá-lo.

O único cuidado ao visitar essas lojas é se atentar para a posição dos móveis, para se certificar de que ela atende à planta do imóvel que será decorado.

Planejar pinturas e acabamentos

Existem algumas construtoras que dão a opção de o comprador escolher a pintura e acabamento do imóvel. Isso ajuda na hora de combinar esses fatores com a decoração.

Por isso, o ideal é seguir o estilo escolhido nesse momento, para que ele combine perfeitamente com a mobília e outros objetos decorativos.

Tenha em mente, também, que cada ambiente pode seguir uma tendência diferente, independentemente do que foi feito em outro cômodo. Isso é o caso, por exemplo, de um quarto infantil, que costuma ser mais colorido.

No entanto, isso não é válido para cômodos integrados, como sala de TV e sala de jantar. Nesse ponto, a decoração precisa ser a mesma, para manter a harmonia dos ambientes.

Então, se você usou uma viga de madeira na sala de jantar, precisa usar o mesmo tipo no cômodo integrado a ela.

Independentemente do estilo que você escolheu, o processo de decoração é sempre muito positivo e permite que os moradores soltem a imaginação e coloquem toda a sua personalidade.

O imóvel na planta traz ainda mais liberdade nesse momento, permitindo que os moradores troquem alguns pontos da decoração sempre que necessário, pois eles terão mais tempo para pensar.

Ou seja, não há espaço para arrependimentos, afinal, as chances de fazer uma boa escolha são muito maiores.

Conclusão

Como você viu, os imóveis na planta são muito mais vantajosos e te dão mais liberdade na hora de decorar. Além disso, o morador tem mais tempo e consegue chegar a um resultado satisfatório com calma para pensar.

Se você comprou um apartamento ou casa na planta, saiba que fez um excelente negócio. E para valorizar ainda mais o seu investimento, pense em uma decoração que deixe o seu lar ainda mais bonito e confortável.

Dessa forma, você conseguirá personalizá-lo e viver em um espaço que tem a sua cara e que atende às necessidades do seu dia a dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.