Reportagem

Naplanta thumbnail 100x100

Saiba as vantagens de optar por móveis planejados

Os móveis planejados são os preferidos dos arquitetos e designers de interiores

Muito disso, deve-se à própria versatilidade da mobília, capaz de se adaptar em qualquer espaço, incluindo apartamentos e casas menores.


Além do mais, eles podem ser aplicados em qualquer ambiente, desde uma residência, até um escritório comercial, já que o projeto é todo personalizado conforme os desejos do proprietário do imóvel.


No artigo de hoje, saiba as vantagens de optar por móveis planejados e conheça algumas dicas de como escolher as melhores mobílias para a sua casa. Acompanhe a leitura!

O que são móveis planejados?

Como o próprio nome sugere, os móveis planejados se referem aos artigos que foram fabricados de acordo com as especificações de um determinado ambiente, aproveitando bem todo o espaço e com uma decoração singular.


Por esse motivo, antes mesmo de desenvolver a mobília, é necessário realizar uma avaliação de imóvel residencial para coletar todas as informações pertinentes da área, como metragens, características da construção e gosto dos moradores.


Com isso, os móveis planejados aproveitam todo o espaço disponível, de uma maneira funcional e confortável, sem a presença de vãos ou ambientes apertados demais.


O próprio estilo dos móveis é feito de uma maneira bastante particular. Afinal de contas, os moradores têm a liberdade de escolher até mesmo os simples detalhes do artigo, como as dobradiças para móveis, puxadores, a cor, etc.


Isso não é possível com os móveis prontos, já que todos esses detalhes são feitos pela própria fábrica e, em muitos casos, há uma padronização de medidas.


Para os espaços menores, como em apartamentos e casas pequenas, o tamanho dos móveis convencionais prontos pode não ser adequado, prejudicando a funcionalidade e a organização do ambiente.

Quais as vantagens dos móveis planejados?

Como percebemos, a grande vantagem dos móveis planejados está na racionalização do espaço. Ou seja, eles são capazes de aproveitar todo o ambiente, visto que a sua fabricação leva em conta as metragens específicas do local.


Dessa forma, ao projetar os móveis planejados para apartamento, por exemplo, os moradores não correm o risco de ter uma mobília não condizente com o tamanho e o estilo da residência.


No entanto, há muitas outras vantagens dos móveis planejados. A seguir, conheça alguns desses benefícios.

Adaptação ao estilo e necessidades do contratante

Se você já teve a impressão de que alguns itens de um cômodo não combinam ou estão em desarmonia, é bem provável que essa sensação esteja relacionada à falta de móveis planejados, com a aquisição de uma mobília pronta em diferentes momentos.


Em alguns casos, a combinação de peças antigas cria até um contraste interessante na decoração, como a presença da mesa Saarinen oval, que dá um toque vintage e minimalista ao ambiente.


Porém, essa combinação deve ser bem pensada, caso contrário, tem-se um amontado de móveis que não fazem sentido e podem prejudicar a decoração da residência.


Por esse motivo, optar pelos móveis planejados é a melhor maneira de garantir a adaptação do estilo e das necessidades do contratante, visto que além de levar em conta a composição de todo o ambiente, a mobília também tem a intenção de ser funcional.


Ou seja, nada de ter um espaço muito pequeno para se movimentar e não ficar confortável em um ambiente, pois os móveis planejados garantem toda a adaptabilidade ao uso e necessidades dos moradores.

Ajuste milimétrico ao ambiente

Não é incomum nos depararmos com imóveis diferenciados, que possuem alguns espaços bem diferentes, seja por conta do terreno, ou do próprio projeto de construção.


Com isso, fica ainda mais difícil encontrar móveis prontos que encaixem perfeitamente em todos os cômodos. Por exemplo, quando um morador deseja uma mini porta pallet, será bem difícil encontrar essa mobília específica em uma loja com artigos já fabricados.


Por essa razão, os móveis planejados são mais interessantes, pois eles se ajustam a todos os ambientes milimetricamente. Isso porque antes de serem fabricados, o contratante deve passar todas as medidas para a fábrica e, desse modo, nenhum espaço fica faltando.

Grande variedade de acabamentos

Quem investe em ambientes planejados tem a liberdade de escolher não só o tamanho e estilo dos móveis, mas até mesmo os acabamentos usados na confecção da mobília.


Desse modo, há uma grande variedade de materiais, que vão além do tradicional MDF, já conhecido por grande parte das pessoas que investem em móveis prontos.


Assim, o contratante pode escolher uma madeira específica, ou um revestimento laminado que melhor se adapte ao estilo da casa.

Melhor custo-benefício

Uma das grandes vantagens dos móveis planejados é a sua ótima relação de custo-benefício. 


Embora muitas pessoas considerem o projeto de móveis planejados para cozinha com um preço elevado, o investimento compensa diante da durabilidade e valorização do imóvel.


Devido à alta qualidade dos materiais usados na fabricação da mobília, os móveis planejados são muito mais resistentes que os convencionais e, além disso, eles contribuem para aumentar o valor agregado das casas.


Por esse motivo, se há dúvidas sobre os móveis planejados com relação ao preço, a valorização e a resistência são características que te ajudam a pensar seriamente sobre um investimento mais assertivo.

Assistência profissional

Embora todas as vantagens dos móveis planejados, assim como qualquer estrutura, eles não estão livres do desgaste do tempo, ou até mesmo de ocorrências inesperadas. Por esse motivo, grande parte das lojas oferece assistência profissional aos clientes.


Isso quer dizer que, se por algum acaso, os móveis planejados para banheiro sofrerem alguma danificação devido à umidade, a própria loja irá oferecer atendimento para sanar esses inconvenientes e manter a qualidade da mobília.


A própria montagem dos móveis é feita por profissionais qualificados, para garantir a melhor fixação de todas as estruturas.

Como escolher os móveis planejados?

Diante de todas as vantagens dos móveis planejados, fica fácil perceber o porquê eles são tão estimados por arquitetos e designers de interiores, sendo as melhores alternativas para quem deseja um ambiente confortável, elegante e funcional.


No entanto, há muitas dúvidas de como escolher esses móveis, ainda mais para quem nunca investiu em nenhum projeto planejado. Algumas boas dicas são:


  • Fazer comparação de preços com várias lojas;

  • Buscar por empresas que deem 5 anos de garantia;

  • Priorizar o conforto na escolha das mobílias;

  • Tirar as medidas do ambiente para levar à loja;

  • Pedir indicações para pessoas que já contratam uma loja;

  • Realizar uma busca por empresas com experiência.


Além disso, é recomendável contar com uma assistência profissional para não errar na hora da escolha dos materiais e revestimentos.


Com tantas opções disponíveis, pode ser que você se encante por uma cor mais marcante, mas na hora de compor o ambiente, nem sempre aquela tonalidade é a mais indicada.


Também é preciso lembrar que os móveis planejados duram muitos anos, por isso, escolher uma cor que vai cansar a sua visão, pode não ser a melhor alternativa.


Vale levar em conta que algumas empresas, mesmo sendo de móveis planejados, trabalham com módulos. Ou seja, as estruturas do móvel têm um tamanho padrão e pode ser que elas não se encaixem perfeitamente no seu cômodo.


Por esse motivo, é importante conhecer bem a empresa de móveis planejados, antes de fechar o negócio. Se o seu imóvel tiver características muito específicas, o trabalho com estruturas modulares pode não atender às suas necessidades.


Ademais, é importante destacar que as lojas que oferecem garantias inferiores a 5 anos podem não ter uma alta qualidade em seus materiais. Por isso, a recomendação é optar por empresas que oferecem um bom suporte aos seus clientes.


Dessa maneira, você terá maior segurança na hora de fazer o planejamento de toda a mobília, além de contar com um serviço de alta qualificação para atendimento, suporte e instalação dos móveis planejados.

Conclusão

Os móveis planejados são uma alternativa extremamente vantajosa para quem deseja ter conforto e sofisticação no ambiente, além de aproveitar ao máximo o espaço disponível, otimizando a área e oferecendo funcionalidade aos usuários.


Por esse motivo, esse tipo de mobília é a preferida para residências menores, como apartamentos, já que é necessário aproveitar ao máximo os cômodos, sem deixar espaços vazios, mas também não “amontoando” tudo em um único lugar.


Com os móveis planejados, é possível ter ajustes milimétricos de cada um dos projetos, adequando toda a mobília às necessidades dos moradores, estilo de decoração e funcionalidade do ambiente.


Além do mais, vale ressaltar todas as vantagens dos móveis planejados, incluindo a diversidade de acabamentos, a alta resistência e durabilidade, bem como a valorização do imóvel, sendo um investimento duradouro.


O artigo de hoje tratou justamente sobre isso, trazendo algumas das principais vantagens dos móveis planejados, em conjunto com algumas dicas de como escolher a mobília ideal.


Dessa forma, você poderá escolher o móvel que mais te agrada, tendo um projeto totalmente personalizado para a sua casa.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.