Reportagem

Naplanta thumbnail 100x100

Dicas para fazer a sua mudança

Fazer mudança de casa ou escritório não é uma tarefa fácil, e tem gente que simplesmente odeia

Mas quem precisa fazer isso terá de enfrentar esse momento de qualquer forma, então, que tal fazer da melhor maneira?

Apesar de ser um momento chato e complicado, é uma excelente oportunidade para definir o que você quer que continue na sua vida e o que pode ser descartado.

Não estamos falando só de objetos, mas também de hábitos e até pessoas. Mudar de residência não significa apenas deixar de morar em uma casa para morar em outra.

Trata-se de um período de renovação, uma transição que pede para que você reflita e dê um novo rumo a sua vida e ao seu dia a dia. Tudo isso tem a ver com mudança interna e desapego, a hora certa para fazer doações e reciclar muita coisa.

Muitas pessoas, principalmente as crianças, ficam ansiosas para estrear o novo lar, e este momento pode ser melhor ainda se feito com calma e organização.

Pensando nisso, neste artigo, vamos dar algumas dicas para organizar melhor a mudança, antes, durante e depois, para que você comece sua nova vida com o pé direito.

Dicas para planejar uma mudança

Mudar de casa geralmente é sinônimo de estresse e dor de cabeça, mas isso acontece com quem não se organiza e não planeja esse momento.

Depois de fazer uma avaliação de imóvel residencial e decidir qual deles você vai comprar ou alugar, não basta encaixotar tudo com pressa e sair.

Primeiro você precisa organizar o empacotamento fazendo listas que direcionam para qual ambiente vai cada objeto. Você também pode identificar as caixas. Por exemplo, se em uma delas estão os objetos do quarto do casal, escreva “quarto casal” na caixa.

Faça o empacotamento cômodo por cômodo e mantenha os pacotes neles até o dia da mudança, assim você evita acumular tudo na sala, por exemplo.

Descarte tudo aquilo que você não usa mais ou que não tenha utilidade. Para ter certeza, responda com franqueza algumas perguntas, como:

  • Está definitivamente quebrado?

  • Posso consertar?

  • É muito antigo?

  • Uso frequentemente?

É assim que conseguimos identificar se esses itens são importantes e devem nos acompanhar nessa nova jornada.

Com exceção dos móveis como mesa saarinen jantar, tudo precisa ser embalado em caixas de papelão. Você pode comprá-las, mas nem precisa gastar dinheiro com isso.

Lojas e supermercados geralmente descartam muitas delas, então, vá até esses estabelecimentos e peça somente a quantidade que vai precisar. Lembre-se, também, de que precisam estar em bom estado para suportar peso e proteger os itens.

Por falar em proteger os objetos, carregar os pacotes pode ser desastroso sem uma alça. Faça uma alça nas caixas com objetos mais frágeis como copos, pratos e vidros.

É muito simples, com um estilete, recorte um triângulo ou um círculo de tamanho suficiente para caber as suas mãos. Isso traz mais firmeza e segurança na hora de transportar.

Também é importante comunicar a mudança de endereço aos bancos, convênios médicos e outros lugares que enviam correspondências periodicamente.

Assim, você vai recebê-las no novo endereço, sem precisar ir ao antigo para pegá-las ou correr risco de pagar multa e juros por atraso.

Agora que você já organizou boa parte de tudo o que precisa, vamos às dicas que você deve colocar em prática durante a mudança.

Dicas para organizar uma mudança

Seguindo as dicas deste tópico, o dia da mudança vai ficar muito mais fácil e organizado, sem bagunça e estresse.

O mais pesado são os móveis como guarda roupa de aço, mas eles são muito mais fáceis de identificar, certo? Por isso, a primeira dica é embalar primeiro tudo o que você não usa no dia a dia.

Escovas de dente, itens de higiene e algumas peças de roupa para o dia a dia podem ficar de fora até o dia da mudança. Deixe uma pequena mala separada para colocá-los no dia e transportá-los.

Não se esqueça de averiguar se não deixou nada para trás. No dia da mudança, a agitação e a euforia podem te fazer esquecer de alguma coisa.

Depois de acomodar tudo no caminhão, antes de sair, volte ao imóvel e olhe todos os cômodos, inclusive atrás das portas, pois peças de roupas podem ficar penduradas lá.

Se tiver guarda-roupa embutido, abra portas e gavetas e olhe bem. Verifique todos os armários, embaixo da pia, tanque, etc. Passe pela garagem, porão, subsolo e todos os locais do imóvel antes de seguir viagem.

Etiquetar todas as caixas é importante, mesmo que todas elas sejam diferentes e pareçam fácil identificar o que tem dentro.

Lembre-se de que uma mudança nunca é feita por uma única pessoa, ao etiquetar os pacotes, fica mais fácil saber para onde eles devem ser levados e o que tem dentro deles.

Assim como você teve o cuidado de contratar uma empresa de pintura de apartamento para deixar o novo imóvel lindo e pronto para morar, precisa ser cuidadoso com os objetos grandes e delicados.

Uma dica é usar roupas de cama como lençóis e edredons para embalá-los. Além de mantê-los protegidos, você não precisa pensar onde vai embalar as roupas de cama para o transporte.

Outra dica é usar os plásticos bolha. Você pode comprá-lo em rolo e usá-lo para proteger objetos de decoração delicados, como porta-retrato, quadro, louças e outros itens do tipo.

Utilize as caixas de acordo com seu tamanho. Por exemplo, nas menores, você pode colocar objetos pequenos como parafusos retirados de peças desmontadas, dobradiças para móveis etc.

Nas caixas maiores, você pode colocar objetos grandes como computadores, purificadores de água, panelas etc.

Quanto às roupas, prefira as malas de viagem para transportá-las, se você tiver. Elas precisarão ir para a nova casa, certo? Então, nada melhor do que usá-las para colaborar com a mudança.

Ao invés de usar mais caixas ou sacos plásticos para fazer isso, as malas vão acomodar muito bem as peças e você saberá onde estão os vestuários.

Se você acha que todo esse processo será trabalhoso ou que não terá tempo para fazer tudo isso, pode contratar uma empresa especializada em mudança.

Peça indicações para amigos e familiares para encontrar uma empresa de confiança. Ou então, você pode contar com sua família e amigos para montar uma força tarefa e fazer a mudança rapidamente.

Dicas de organização pós-mudança

Depois de chegar ao novo imóvel é o momento de organizar tudo, mas essa tarefa também não é tão simples se você não for organizado.

Mesmo que a nova casa tenha móveis planejados em todos os cômodos, como móveis planejados para banheiro, é preciso ter bom senso para que os pacotes não fiquem dias ou até semanas esperando para serem desfeitos.

O primeiro passo é deixar as caixas em seus cômodos correspondentes. Ou seja, o que for do quarto vai para o quarto, da sala vai para a sala e assim por diante.

Além de organizar a mudança, evita que os objetos se percam e que você fique dias procurando por eles.

A melhor ordem para organizar tudo é começar pelo banheiro, pois é um espaço mais fácil e que todos precisarão usar ao longo do dia.

Depois, vá para a cozinha, ligue os eletrodomésticos importantes como a geladeira e comece a organizar os alimentos que precisam ser armazenados.

Depois, é só partir para os outros cômodos. Se você tiver ajudante de confiança, é legal deixar um cômodo para cada um, assim tudo é organizado mais rapidamente.

Se a casa passou por uma reforma, não se esqueça de entrar em contato com um disk entulho para recolher a sujeira. Assim, você se muda para um local limpo e organizado, o que ajuda a começar bem a nova rotina.

Na hora de desempacotar tudo, comece pelos objetos mais frágeis, pois assim, eles correm menos riscos de quebrar. Ao fazer isso, guarde-os imediatamente em seus devidos lugares.

Por falar em guardar tudo no lugar certo, contrate montadores e instaladores para agilizar a montagem dos móveis, assim fica mais fácil organizar os objetos.

Itens como ar condicionado precisam de uma instalação profissional, por isso, não deixe de procurar por uma empresa ou profissional de confiança.

Conclusão

Comprar caixas de papelão, empacotar tudo, desmontar móveis e começar tudo outra vez pode parecer uma loucura, mas com planejamento e organização tudo fica mais fácil.

Agora que você já conferiu nossas dicas, tenho certeza de que a sua mudança vai ser muito mais fácil e que você vai começar uma nova vida cheia em seu novo lar, sem estresse e com tudo em seu devido lugar.       

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.