Reportagem

Naplanta thumbnail 100x100

Dicas baratas para fazer a decoração de um quarto

O quarto é um ambiente de descanso para os moradores e, por isso, é muito importante que ele seja o mais acolhedor possível.

Nesse sentido, a decoração de um quarto tem um papel fundamental para ajudar a trazer esse clima para o ambiente. 


Logo, esse cômodo precisa transmitir, para aqueles que ali vão repousar, tranquilidade e conforto. Porém, reformas, em geral, são caras e muitos indivíduos não conseguem realizá-las para que o ambiente seja apropriado.


Sendo assim, existem possibilidades de mudança que ajudam a transformar esse local de forma econômica, fazendo apenas reparos e mudando a disposição dos móveis, além de realizar pinturas e colocar objetos no local. 

Qual a importância do quarto em uma residência?

Esse é o local que as pessoas usam para se recolher e descansar da rotina agitada, portanto, o clima desse ambiente pode afetar diretamente a vida do indivíduo, deixando ela mais prática ou mais caótica. 


Sendo assim, é preciso que esse lugar seja:


  • Confortável;

  • Organizado;

  • Bem iluminado;

  • Apropriado.


Logo, para que o sono e o descanso sejam feitos de modo adequado, é preciso que o ambiente seja confortável. Portanto, deve ter um colchão adequado e uma cama que permita que o descanso seja satisfatório. 


Além disso, é preciso que o ambiente seja organizado, isso porque a arrumação transmite bem-estar e paz de espírito para quem está ali. 


Logo, se o quarto for desarrumado e apresentar roupas e objetos espalhados, isso vai contribuir para que o indivíduo fique mais estressado. 


Portanto, a organização é fundamental para que a sensação de tranquilidade seja transmitida. Aliada a esse fato também está a iluminação, ambientes pouco ventilados e escuros geram estresse nos moradores. 


Por isso, procure deixar as janelas abertas para que entre luz natural e ar fresco no local. Por fim, tome cuidado com a disposição e quantidade dos móveis que têm no cômodo. Eles não devem estar amontoados e nem atrapalhar a movimentação.


Isso porque se você for circular pela região e bater em alguns deles ou se isso deixar pouco espaço para você se movimentar, essa situação também vai te deixar estressado. 


Esse cômodo tem de ser associado a tranquilidade, então, tudo o que tiver lá que gere algum desconforto ou não agrade a pessoa, é inapropriado para que o indivíduo tenha o seu descanso garantido.


Quer a prova de que esse espaço deve ser agradável e como isso impacta a vida de alguém? É só observar as crianças, quando há algo que elas não gostam ou ficam com medo, elas não dormem no ambiente e os pais precisam readequar o local.


Sendo assim, a sensação que esse lugar transmite é importante para a qualidade de vida dos moradores. Portanto, se possível faça um dormitório planejado, utilizando móveis modulados.Desse modo, ele fica de acordo com o gosto do residente. 


Mas em casos em que isso não é uma possibilidade, existem opções econômicas para que o ambiente seja mais agradável e confortável, principalmente, alterando detalhes na sua decoração. 

Decorações baratas para fazer no quarto

Sendo assim, conheça algumas opções baratinhas que ajudam a mudar esse cômodo e trazer um clima diferente, possibilitando que se tenha uma melhor sensação de bem-estar e tranquilidade.

Use prateleiras

Esse é um modo de ter mais organização e espaço no local, ajudando com a bagunça do ambiente. Além disso, esse é um item de decoração que traz a identidade de quem ali descansa.


Espalhe os móveis pelas paredes, de forma que integrem o ambiente. Além disso, use a prateleira como peça para mostrar objetos ou coisas que você deseja. Fora isso, esse é um item super barato que vai te ajudar com toda a composição do ambiente. 


Dependendo do espaço, isso pode se tornar uma estante de aço inox ao invés de uma prateleira. O que pode trazer mais modernidade para a região e dar a possibilidade de ter mais espaços para a arrumação. 

Almofadas e travesseiros

Aposte nesses objetos para colocar em cima da cama, principalmente pelo fato de que eles trazem alegria para a região. Além disso, as almofadas podem ser coloridas ou mais neutras para combinarem com os móveis e a personalidade do local.


É possível usar várias para compor a decoração, mesclando entre diferentes tamanhos e formatos. Aqui, pode-se usar a personalidade e colocar algumas que sejam de séries que a pessoa goste ou até mesmo com fotos de amigos ou companheiro. 


Adquira quantas achar necessário, afinal, esse item além de compor a ornamentação, também contribui para a sensação de que o ambiente seja confortável. 

Mude as paredes

Essa é uma forma barata de mudar totalmente o ambiente. Seu quarto é todo branco? Que tal trazer um pouco de cor e pintar alguma parede de outro tom? Você pode optar por cores claras que trazem mais sensação de conforto e amplitude para o local. 


Ou pode usar cores mais vibrantes que trazem mais alegria, além disso, existem as opções de procurar por uma distribuidora de papel de parede e escolher algum que te agrade, podendo ter opções estampadas. 


Essa última opção é prática porque não precisa mudar todos os móveis de lugar e lidar com a sujeira. A aplicação do papel é rápida e praticamente não suja, assim não é preciso se preocupar com que os móveis sejam pintados, por exemplo. 

Pendure quadros 

Pode parecer bobagem, mas pendurar quadros de fotografias ou de arte pelas paredes traz uma sofisticação para o ambiente e muda totalmente a decoração. Sendo assim, podem ser usadas fotos de pessoas queridas e artes que te agradem.


Escolha uma parede que está livre e faça uma composição com os quadros, cuidado para não lotar a parede com eles, porque talvez você crie uma poluição visual e tenha o efeito oposto, deixando o ambiente carregado visualmente.  

Customize os móveis

Outro modo de mudança é fazer customizações, você pode repintar os seus móveis com outra cor, ou customizá-los com adesivos e fotos. Desse modo, um mini porta pallet pode ter outro aspecto se você fizer reparos nele. 


Você pode pintá-los de tons coloridos para que eles façam um contraste com o ambiente e sejam um ponto de cor que chame a atenção. 


Esse é um jeito barato de fazer as coisas sem que você precise adquirir outros móveis. Os que você já tem podem ter uma outra estética apenas com uma pintura nova. Além disso, há também outras coisas que podem ser reformadas, como a restauração de pisos.

Use pallets 

A mobília de um lugar diz muito sobre a personalidade da pessoa, mas além disso, ela precisa atender as necessidades do dono. Portanto, existem diversas formas de criar novos móveis para que eles façam parte do ambiente. 


Uma opção é usar pallets, que são facilmente encontrados em feiras, para criar uma nova mobília ao invés de armários planejados para quarto. Você pode usá-los para serem camas, prateleiras, cabeceiras e muitas outras funções. 


Além disso, você pode customizá-los para que elas harmonizem com o espaço, colorindo ou deixando do que jeito que estão. 

Use luzes

Ouse na iluminação e coloque luzes pelas paredes ou tenha abajur, você deixa o ambiente mais acolhedor quando não tem luz natural. 


Dessa forma, use pisca pisca e passe eles pelas paredes e móveis, é possível até passar pelas dobradiças para móveis compondo toda a região.

Use caixas de organização

Se você tem muita coisa no ambiente e quer evitar que tudo fique espalhado, uma solução para o seu problema e também para mudar a sua decoração é usar caixas para acomodar as coisas. 


Elas podem ficar expostas como parte da decoração, além disso, elas podem ser coloridas para que o ambiente não fique muito neutro. É o ideal para o cômodo que tem crianças, principalmente porque podem ser usadas para guardar os brinquedos. 


Desse modo, é possível unir os móveis planejados para apartamento e as caixas organizadoras, assim você ganha em espaço e otimização do ambiente.


No fim, a sugestão acaba ajudando a criança, que sempre vai se lembrar de organizar tudo e deixar o local limpo. 

Use caixotes

Esse apetrechos podem virar mesas de cabeceira e nichos para colocar na parede, sendo assim, customize eles com cores ou adesivos e insira-os no seu local, para que eles se tornem uma peça única do seu imóvel. 


Portanto, para mudar a decoração do ambiente não é necessário gastos excessivos, existem muitas opções que o próprio indivíduo pode fazer customizando e pintando, bem como fazendo com que uma peça se torne única e tenha a personalidade do dono.  


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.