Reportagem

Naplanta thumbnail 100x100

Dicas para decoração de cozinhas pequenas

A cozinha é um lugar essencial para uma residência, afinal é onde são preparadas as refeições

além de ser o ambiente onde as pessoas se reúnem para se alimentarem. Porém, esses espaços estão menores, por isso é difícil encontrar uma bela e completa decoração de cozinhas pequenas. 


Mas mesmo com essa dificuldade, não é impossível criar um espaço diferenciado e único, basta pensar em móveis adequados, além de objetos e pinturas que se encaixem bem na área da cozinha.


Por isso, neste artigo vamos dar dicas para aproveitar os espaços menores usando móveis que se adequem ao local, além de sugestões de decorações que deixem o ambiente mais aconchegante e personalizado.

Por que as cozinhas estão diminuindo?

Antes de começarmos a falar sobre a cozinha, vamos entender porque com o tempo esses cômodos estão sendo reduzidos. Esse acontecimento é reflexo de uma nova tendência da sociedade que está procurando por locais menores. 


Desse modo, se o imóvel é menor, a cozinha também sofre alterações. Além disso, em relação aos outros ambientes, ela é a que é mais reduzida, isso porque ambientes onde as pessoas ficam mais tempo são priorizados. 


Logo, a sala precisa ter mais espaço para dar conta de receber alguma visita, já a cozinha pode ser usada unicamente para preparar as refeições. Nesse sentido, existem algumas razões para os imóveis estarem reduzindo:


  • Preço menor;

  • Praticidade;

  • Mais confortáveis;

  • Mais liberdade.


Nas grandes cidades, casas menores possuem um valor de investimento menor do que casas muito grandes, e por isso pessoas que não tem as melhores condições financeiras investem nesse tipo de  imóvel para sair do aluguel.  


Assim, os serviços de avaliação imobiliária indicam que imóveis com menores metros quadrados têm um bom custo-benefício para aqueles que têm condições financeiras reduzidas. 


Além disso, essas residências atraem compradores por serem mais práticas, afinal, casas enormes exigem cuidado e tempo, sendo que este último é muito valioso e, por isso, nem todos contam com ele disponível.


Assim, a rotina e correria do dia a dia não permitem isso. Inclusive, muitos indivíduos usam a residência somente para dormir após o expediente, já que os seus compromissos não permitem que eles tenham tempo livre. 


Sendo assim, essas casas tendem a ser aconchegantes. Lembre-se, não ter espaço livre não significa que o imóvel não tenha ambientes acolhedores. Com a definição de móveis correta, o indivíduo pode ter muito conforto. 


Além disso, esse tipo de local oferece liberdade, pelo fato de que com um imóvel menor as responsabilidades também são pequenas, os cuidados são mais fáceis e acabam rapidamente. 


Com um imóvel maior já é diferente, porque ele necessita de ter tempo para realizar a manutenção e limpeza dos cômodos, assim como para cuidar dos detalhes como o revestimento de parede em aço inox e outros elementos utilizados na residência.


Desse modo, com a liberdade existe a possibilidade de usar o tempo para outras coisas. Contudo, todas essas mudanças afetam mais a cozinha, que em alguns casos é até reduzida a uma espécie de corredor. 


Na hora da redução na lista de prioridades, saem ganhando o quarto e a sala, e para a cozinha fica somente um espaço que dê conta de colocar os eletrodomésticos e permita que a pessoa cozinhe. 

Como aproveitar o espaço em cozinhas pequenas

Existem muitas maneiras de driblar esse problema das cozinhas, basta pensar em um projeto e planejar esse cômodo de acordo com as necessidades de cada dono. Nesse sentido, veja alguma soluções:

Móveis planejados

Esse tipo de móvel possui um preço um pouco mais caro, mas em compensação é feito especificamente para aquele local. Ou seja, ele é ideal para essa situação de ambiente pequeno, pois todos os espaços são aproveitados. 


Cada lugarzinho serve de medida para os móveis, por isso a bancada de inox sob medida fica no local exato pensado para ela, assim, não há móveis mal dispostos pelo ambiente. 


Além disso, eles são personalizados de acordo com a necessidade do dono, no caso se o indivíduo possui muitos objetos para guardar, ele solicita móveis que sejam capazes de lidar com essa demanda. 

Móveis modulados

Nesse modelo são usados módulos que são colocados de acordo com o gosto do dono, eles são fáceis de trocar e têm como característica a praticidade. Além disso, há no mercado diversos modelos para escolher. 


Além disso, eles possuem um valor mais acessível e permitem que o dono compre os módulos de acordo com a sua vontade.


Assim, para a cozinha existe a opção de montar um móvel com retrofit de iluminação, permitindo que ele tenha espaço para todos os apetrechos de cozinha.

Ilha

Essa espécie de bancada que pode ser colocada dividindo ou não a cozinha é uma opção para quem tem o ambiente pequeno, isso porque ela pode servir de mesa e até mesmo de pia.


Sendo assim, as ilhas ajudam na organização e, dependendo da sua disposição, podem separar os cômodos do local, imitando uma cozinha americana, permitindo que os ambientes sejam integrados.


Uma outra vantagem, é que esse item pode ser adquirido já com a sua estrutura pré fabricada, apenas necessitando de alguma finalização simples.

Dicas de decoração para cozinhas pequenas

Já compreendemos como alguns móveis podem ajudar a melhorar a organização nesse espaço, então, vejamos como esse ambiente com tamanho reduzido pode ser decorado. 

Escolha uma paleta de cores

Todos os cômodos têm cores, por isso selecione quais serão as cores usadas nesse local, principalmente para que os objetos, as pinturas e até mesmo o chão de cimento queimado colorido para piso sigam essa definição. 


É importante que o ambiente tenha coerência, por isso tudo deve ser combinado, defina um estilo para que todos os detalhes sejam elaborados para seguir esse conceito. Lembre-se, não é porque o local é pequeno que ele não pode ser estiloso. 

Iluminação

A iluminação, além de clarear o ambiente, fornece a possibilidade de criar um clima intimista, por isso, os ambientes podem ter uma iluminação diferente e planejada, principalmente no caso de lugares pequenos.


Pense em uma sala com iluminação comum, assim, sem nenhum ponto de luz diferente, ela só é um local comum, mas ao colocar um lustre sala de jantar, o ambiente tem outro clima e fica mais interessante que o anterior. 


Nesse sentido, a cozinha também permite que se tenha uma iluminação diferenciada, desse modo, pode-se pensar em colocar pontos de luz em locais estratégicos, para ajudar nas atividades, por exemplo, próximo ao local onde se corta carne.

Tenha um jardim vertical

Uma plantinha sempre deixa o ambiente agradável, por isso, mesmo com o local pequeno é possível pensar em um jardim vertical para o ambiente. Assim, o morador pode ter plantas de temperos para usar nas suas receitas.

 

Elas podem ser colocadas nas paredes penduradas, ou, se houver alguma janela, podem ser colocadas voltadas para rua, mas para isso é preciso se certificar de que não irá estragar a pintura predial.

Coloque revestimento

Existe uma infinidade de revestimentos disponíveis no mercado, por isso, não se limite a pensar somente na pintura como forma de decoração, essa também é uma opção. Existem modelos que são adequados para ambientes que têm contato com água. 


Assim, o morador pode escolher um que combine com a decoração e estilo do cômodo. Mas atenção, se for colocar no chão, certifique-se de que o material tem antiderrapante ou que não seja muito escorregadio. 


A cozinha é um local onde se deve ter cuidado, principalmente, porque é neste espaço que os indivíduos manuseiam facas, sendo que cair segurando uma delas pode causar um grande incidente.

Opte por prateleiras e móveis multiuso

As prateleiras ajudam na organização e também podem ser uma boa opção para aqueles que precisam de mais espaço. Elas podem ser usadas como extensão dos armários e instaladas em qualquer parte da parede que esteja sobrando.  


Além disso, uma outra opção é ter móveis que consigam ter mais de uma função, como uma bancada que também pode servir como mesa. 

Seja simples

O seu espaço é pequeno e você não quer que ele fique com muita informação, por isso, a solução pode ser optar por um ambiente com menos objetos. Assim, ele fica mais “limpo”  e traz a sensação de que o ambiente é maior. 


Portanto, leve isso em consideração no momento da decoração e escolha dos itens que serão usados neste ambiente. 

Conclusão

Mesmo que seja reduzido, esse ambiente tem muitas opções de decoração e móveis. Para isso, basta usar a criatividade para pensar em soluções que se adequem ao ambiente. 


Além disso, é possível mesclar móveis diferentes e cores únicas, deixando o ambiente com a sua cara e personalidade.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.