Reportagem

Naplanta thumbnail 100x100

Como transformar sua sacada e aproveitar melhor o espaço disponível?

Muitas pessoas ainda não sabem disso, mas é totalmente possível transformar sua sacada em um espaço útil e funcional, de maneira simples.

Proporcionando assim, um aumento também no tamanho do seu apartamento.

Os imóveis atuais acompanham uma tendência que está crescendo no mundo todo. Eles são menores e por isso têm menos espaço, portanto, é necessário aproveitar ao máximo suas extensões.

Isso não significa entulhar de imóveis e deixar o mínimo à disposição da circulação, pois essa atitude vai apenas prejudicar seus cômodos e perder totalmente sua funcionalidade.

É necessário ter bom senso e investir em uma decoração compatível com o pouco espaço disponível dentro do seu apartamento. Porém, se você tem uma sacada, pode comemorar, pois ela também pode se transformar em um lugar útil.

As sacadas são um espaço agradável para tomar um ar, conversar, ler ou até mesmo acompanhar o movimento da rua, sem precisar sair de casa.

Em muitos casos, elas permitem que você aprecie uma bela vista ao lado de uma boa companhia. Mas é possível ir além e transformá-la em um cômodo necessário, que você ainda não tem.

Pensando nisso, neste artigo, vamos dar algumas dicas para aproveitar melhor a sua varanda e mostrar de que maneira você pode decorá-la.

Dicas para aproveitar a sacada

Hoje em dia, ter uma varanda é um privilégio, tendo em vista o quanto o tamanho dos imóveis tem reduzido nos últimos anos. Em vista disso, quanto mais você puder aproveitá-la para algumas funções, melhor. Por exemplo, uma maneira é criando a sua própria varanda gourmet.

Esse tipo de sacada é ótimo, principalmente se tiver guarda corpo aço inox com vidro, para reunir os amigos e os familiares para uma confraternização.

Você pode fechar todo esse espaço com vidro, criando um tipo de janela, para que as mudanças de tempo, como chuva, vento ou excesso de sol, não prejudiquem a usabilidade do espaço.

O vidro também é ótimo para equilibrar a temperatura, então, mesmo que esteja muito calor, sua sacada não será afetada pela temperatura, permitindo o seu uso a qualquer momento.

Além do espaço gourmet, sua varanda pode ser transformada em um escritório home office, ou até mesmo em um ambiente para estudo. Aliás, esta é uma tendência que tem ganhado destaque nos últimos anos.

Um escritório na sacada é vantajoso porque você pode aproveitar a luz natural. Para que seja mais funcional, você pode optar pela aplicação de cimento queimado no chão e fazer fechamento de vidro.

Se precisar de mais privacidade, pode optar por uma persiana ou cortina, o que também é ótimo em períodos de muita incidência de sol.

O vidro, além de equilibrar a temperatura, garante mais conforto acústico. Isso é importante porque, geralmente, os apartamentos estão localizados em áreas mais movimentadas, como os grandes centros.

Se você consegue bloquear o barulho, o trabalho ou estudos é beneficiado, além disso, outras vantagens também estão garantidas, como:

  • Aumento da produtividade;

  • Ambiente personalizado;

  • Climatização agradável;

  • Maior conforto;

  • Praticidade.

Quem tem crianças em casa também pode tirar proveito desse espaço, transformando-o em uma brinquedoteca.

Para a segurança dos pequenos, é primordial providenciar a instalação de telas, juntamente com o fechamento de vidro. Além disso, recomenda-se o uso de cortinas para bloquear a entrada do sol, principalmente em épocas de muito calor.

As sacadas de vidro permitem que você acomode os brinquedos das crianças e ainda invista em outras ideias. Por exemplo, é interessante colocar uma TV para que seu filho possa assistir aos seus programas favoritos enquanto brinca.

Por fim, outra ideia muito bacana e que também está em alta é transformar a sacada em um jardim vertical.

Sabemos que os apartamentos dificultam um pouco a criação de certas espécies de plantas, principalmente as que dependem do sol. Mas se você puder usar a sua varanda, pode ter as plantinhas que mais gosta.

Uma dica é pendurar paletes para os vasos menores e colocar os vasos maiores no chão. Também é interessante investir em algum recurso que permita manter a sacada fechada durante chuvas fortes ou sol muito intenso.

Além do jardim, outra ideia é fazer a sua hortinha na sacada. Você pode cultivar vegetais de diferentes tipos, como:

  • Salsinha;

  • Cebolinha;

  • Tomate-cereja;

  • Alface;

  • Alecrim;

  • Rúcula;

  • Orégano.

Ou seja, dá para plantar muita coisa e viver uma vida mais saudável. Então, para deixar o lugar ainda mais bonito, você pode usar um tecido rustico para cortina.

Agora que você já tem algumas ideias para transformar a sua sacada em um ambiente mais funcional, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas de decoração. Acompanhe!

Dicas de decoração para varanda

Antes de começar a decorar a sacada, pense em como você quer se sentir nela, pois isso te ajuda a escolher o melhor estilo. Ao definir um tipo de decoração, você também vai ter mais facilidade para escolher móveis e outros objetos que vão compor o espaço.

Dentre os estilos mais comuns usados nesse espaço estão o contemporâneo e o industrial. Mas nada te impede de optar pelo rústico, clássico, minimalista ou qualquer outro que te agrade mais.

O estilo rústico simples, por exemplo, deixa a sacada com cara de jardim e é mais comum em espaços separados da sala, para aumentar a sensação de que o imóvel tem um ambiente externo exclusivo.

Também é importante pensar em uma paleta de cores adequada, que combine com a decoração do resto do imóvel. Se você está pensando em comprar tela alambrado, considere, também, a cor deste item.

Para não errar na escolha, a dica é optar por tons mais neutros, como branco, bege e cinza, além de contar com elementos de madeira. Deixe as cores vibrantes para os objetos menores, como almofadas, quadros e luminárias.

Uma ideia que também vale a pena na hora de decorar a sacada é investir em um jardim vertical. Mesmo que você vá usá-la como seu escritório a partir de agora, a presença da natureza é sempre algo muito positivo.

Lembre-se de que as plantas devem ser naturais, e ainda contar com ventilação e irrigação controlada. Com isso, você não vai ocupar muito espaço no ambiente.

Utilize um palete, mas também vasos estreitos. Você pode encontrar floreiras com dois ou mais andares, que ficam lindas nas sacadas. Na hora de escolher as plantinhas, atente-se ao clima predominante em sua região.

Quem tem espaço suficiente também pode mobilizar a varanda com sofás e outras mobílias, fazendo dela um lugar aconchegante para descansar, ler ou conversar.

Uma empresa de paisagismo residencial pode ajudar, mas o ideal é que as peças sejam versáteis, como banquinhos que podem ser usados como mesas de apoio.

Os carrinhos podem auxiliar na transição de ingredientes do fogão para a churrasqueira, e quando não estiverem em uso, podem servir como um bar ou mini buffet.

É interessante evitar mobílias fixas na sacada para que você possa alterá-las a cada ocasião. Por exemplo, um Natal em família pode precisar que ela tenha mais lugares para os convidados se sentarem.

Uma festa infantil pede mais espaço para as brincadeiras e correria das crianças. De qualquer forma, toda a mobília deve ser protegida das mudanças climáticas, principalmente chuvas e sol intenso.

Feche a varanda com vidro laminado temperado e tenha atenção ao material dos móveis. O ideal é que eles sejam impermeáveis, por isso, algumas das melhores opções são alumínio, fibra sintética e plástico.

Itens de ferro não são uma boa ideia porque eles podem enferrujar. A madeira, por sua vez, precisa ser maciça, mesmo assim, será necessário fazer uma boa manutenção com verniz de tempos em tempos.

Almofadas e assentos precisam ser impermeáveis e resistentes à luz solar. Se quiser instalar uma rede, ela deve ser fácil de lavar, afinal, estará exposta em um local onde pode ter mais contato com poeira e poluição.

Outros itens, como cortinas e persianas, ajudam a equilibrar a temperatura e a torná-la mais agradável. Ademais, você pode colocar uma mesa de aço inox próxima à churrasqueira, visto que esse material é ideal para áreas externas, por conta de sua resistência.

Conclusão

Aposto que depois de ler este artigo você passou a ver a sua sacada com outros olhos. Aquele espaço que antes parecia apenas um lugar para ficar de pé observando a paisagem, agora pode receber uma função nova.

Com as dicas que demos aqui, você terá um novo cômodo em casa, servindo as suas necessidades e tornando o seu dia a dia muito mais prático e funcional.

De um jeito simples e econômico, com certeza a sua varanda vai se transformar no seu espaço preferido em casa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.