Reportagem

Naplanta thumbnail 100x100

Veja as vantagens de optar por um apartamento mobiliado

Ao buscar um novo lar para viver, existem inúmeras opções que estão à disposição. Entre elas, uma das alternativas que mais oferece praticidade é a chance de obter um apartamento mobiliado.

Sendo uma das melhores opções para aqueles que pretendem realizar a mudança sozinhos, como solteiros, viúvos, divorciados ou, até mesmo, trabalhadores que precisam passar parte do tempo em outra cidade, escolher um apartamento mobiliado tem muitas vantagens. 


Neste texto, vamos apresentar os pontos positivos desta escolha, bem como alguns lados negativos e quais cuidados devem ser tomados no momento de alugar um imóvel mobiliado. 

Por que escolher um imóvel mobiliado?

A escolha de um apartamento mobiliado pode ser a alternativa ideal para pessoas que não pretendem se fixar em algum lugar, pelo menos não no momento em que se encontram. Assim, passa a ser uma boa ideia para estudantes, estrangeiros, divorciados, etc. 


Um dos principais motivos é, sem dúvidas, a praticidade, uma vez que é muito custoso, além de trabalhoso, mobiliar nos mínimos detalhes um imóvel do zero, considerando as necessidades básicas de quem vai ali viver. 


Ter que correr atrás de todos os artigos que são importantes, desde coifa inox até mesmo cama, armários, entre outros, não é a melhor opção para aqueles que não têm interesse em formar um lar naquele espaço. 


Além disso, vale a pena optar por um imóvel já pronto e mobiliado quando a permanência é transitória, uma vez que ter que adquirir todos os itens para, em meses, ter que se desfazer é uma perda de dinheiro e de tempo inestimável. 


Por isso, escolher um apartamento mobiliado se mostra como a solução para esse tipo de questão e oferece inúmeras vantagens para além dessas. 

Conheça algumas vantagens

Existem inúmeros pontos positivos para que se opte por um imóvel que já esteja preenchido com mobília, desde evitar mais custos até mesmo poder realizar a mudança em um tempo mais curto. 


Pensando nisso, listamos os principais benefícios:

1- Economia de tempo e dinheiro

A principal vantagem é a economia, uma vez que escolher um apartamento que já conta com toda a mobília necessária poupa o locatário da aquisição de itens que, mais adiante, estariam sem serventia e teriam que ser vendidos de qualquer forma. 


Outro ponto é que comprar um móvel não é uma tarefa simples. Antes de mais nada, deve-se perceber se há necessidade da peça e, se sim, onde seria o melhor lugar para que ficasse na casa em questão.


Assim, procurar o móvel pode fazer com que horas sejam gastas em lojas ou, ainda, navegando na internet para encontrar o melhor custo-benefício. Após o recebimento do móvel, precisará ser montado ou, no caso de comprar metais sanitários, instalados. 


Ou seja, entre custos de aquisição e montagem, perda de tempo procurando o móvel, há muito desperdício. Caso os itens já sejam do locatário, haverá também o custo de frete e mudança, que pode sair bem elevado dependendo da distância e do número de objetos. 


Dessa forma, ao optar por um apartamento já mobiliado, não é necessário lidar com isso tudo, gerando economia tanto de dinheiro quanto de tempo. Quando falamos também no tempo gasto com móveis, devemos pensar que isso pode atrasar a mudança. 


Se é necessário buscar um fogão, geladeira, mesa, cadeira, cama e armário, por exemplo, apenas o básico para que se possa morar, coordenar para que todos estes artigos sejam entregues e instalados pode fazer com que a mudança tenha que ser adiada.  


Por isso, um apartamento já mobiliado poderá ser a melhor opção, porque há possibilidade de já se mudar assim que o contrato for finalizado, garantindo que a mudança possa ser mais rápida, sem o trabalho de transportar uma mesa de aço inox, por exemplo. 

2- Curta permanência

Outro ponto a ser considerado é o tempo que se pretende permanecer no local, pois isso também determinará se vale a pena adquirir móveis ou não. No caso de um executivo que tem residência estabelecida em outra cidade, por exemplo, isso importa. 


A mesma coisa acontece quando falamos em um estudante universitário, ou, ainda, uma pessoa recém-separada, que apenas busca um novo espaço para reorganizar a vida e, mais adiante, estruturar outro imóvel com seus objetos e móveis. 

3- Praticidade

Nesse caso, outra questão interessante é o ponto da praticidade, que é especialmente importante para pessoas que não têm tempo, oportunidade e, até mesmo, vontade de buscar os artigos um por um. 


Assim, nada mais simples que escolher um imóvel que já tenha todas as facilidades, desde fogão até armário com puxador inox, e que contenha exatamente o que é necessário para iniciar a vida no local. 

4- Móveis bem adaptados 

Um aspecto que deve ser levado em consideração é que, entre as dificuldades de se mobiliar um espaço, está também o trabalho de medir todo o local e entender qual seria a melhor forma de abrigar móveis de acordo com a estrutura presente. 


Nesse caso, contar com um espaço que já tenha os móveis e demais artigos faz com que seja uma preocupação a menos, garantindo que tudo esteja no tamanho correto e que não haja nenhuma dificuldade nesse sentido. 


Com isso, a estrutura pré fabricada do local já foi preenchida da melhor forma e oferece uma experiência completa para aqueles que desejam apenas entrar no apartamento portando suas roupas, itens de uso pessoal e de cozinha. 

É necessário saber sobre algumas desvantagens

Apesar de inúmeros benefícios que a mobília já presente no local pode oferecer para o locatário, que não deseja se dedicar à decoração e à busca por artigos para seu uso, há algumas questões que deverão ser avaliadas quando é feita essa escolha. 


Pensando em alguns cenários negativos, elencamos os principais:

1- Gosto pessoal

O primeiro ponto a ser considerado é que os móveis serão de outra pessoa, com gosto e estilo pessoal diversos do seu. Isso, para muitas pessoas, pode não ser um problema em um primeiro momento mas, depois de algum tempo, pode se tornar. 


É necessário avaliar se não contar com móveis próprios no ambiente que se vive se tornará uma questão negativa, que poderá dar a sensação de não pertencimento ao ambiente que se vive. Isso, contudo, pode ser combatido com uso de fotos e quadros. 


Outro ponto é que os móveis serão de um estilo diferente e que haverá pouca possibilidade de mudança caso algum não agrade, por isso, é importante considerar e, até mesmo, buscar ajuda de amigos e familiares na tomada de decisão. 


Se o local escolhido conta com acessórios banheiro cromado e é o que você considera elegante, é uma sorte e será o local certo para ser alugado. No entanto, se algo na decoração se choca muito com seu gosto, é importante considerar bem. 

2- Cuidados com a conservação 

Outro ponto muito importante é que, como os móveis provavelmente serão mais antigos, poderão não estar em um estado perfeito de conservação. Algumas pessoas acabam relevando esta questão, outras se incomodam mais. Veja se isso é problema para você. 


Deve-se tomar cuidado especial com itens que são originais e que deverão ser entregues no mesmo estado que foram recebidos, ainda que o uso os possa deteriorar. Se o apartamento conta com uma válvula americana para pia, cuide muito bem. 


Outros cuidados que devem ser tomados são:


  • Solicitar ao proprietário orientações para manutenção;

  • Limpeza periódica de estofados; 

  • Revisão e conserto de aparelhos por assistência autorizada; 

  • Notificação de qualquer problema ao proprietário. 


A principal questão que deve ser levantada é a necessidade do registro minucioso de todos os aspectos dos móveis, para que não seja exigido nada além do estado já encontrado dos artigos. 

3- Peças do lar antigo

Uma das principais vantagens de buscar um imóvel que já conte com a mobília e demais itens necessários é justamente não precisar se preocupar com a aquisição de novos itens, bem como o transporte de artigos antigos. 


Isso, porém, pressupõe que não existam móveis antigos do locatário. Se for o caso, isso pode ser uma outra desvantagem porque poderá não existir espaço para os móveis antigos e os que já estão presentes no imóvel. 


Nesse caso, se tem algumas opções: pode-se buscar uma negociação com o proprietário, para que sejam retirados alguns móveis para dar espaço aos seus, mas isso dependerá da boa vontade. 


Outras alternativas serão ou se desfazer do móvel, vendendo ou doando, ou guardá-lo em um depósito, o que poderá acarretar um gasto maior. Por isso, deve-se considerar se seu caso é um destes e como será a solução. 

4- Responsabilização em relação aos móveis

Por fim, quando um imóvel já mobiliado é escolhido, o locatário se torna responsável pela conservação dos móveis. Isso pode ser especialmente perigoso se houver animais de estimação ou crianças no cenário. 


Portanto, vale a pena documentar muito bem o estado que os móveis se encontram, para que se tenha um parâmetro correto sobre as condições anteriores e possíveis danos que já existam aos artigos. 


Além disso, pode ser interessante contar com serviços de avaliação imobiliária que também possam avaliar os móveis presentes e documentar o valor integral da peça, para que já exista como parte do contrato de locação. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.