Reportagem

Naplanta thumbnail 100x100

Como fazer uma área gourmet em apartamentos pequenos?

Uma área gourmet tem sido um dos principais desejos de pessoas que moram em apartamentos ou casas menores, visto que os espaços de recreação e reunião com familiares se tornaram mais importantes após a pandemia, iniciada em 2020.

Para isso, novos projetos devem ser executados no local, deixando um espaço mal estruturado ou pouco convincente cada vez mais aconchegante, para que moradores e visitantes façam suas reuniões e aproveitem momentos de lazer.


No texto a seguir vamos entender mais sobre o porquê desses espaços serem cada vez mais importantes para um dia a dia familiar, e quais são as principais dicas para quem decide transformar uma parte de sua casa em uma área de lazer.

A resignificação dos espaços de lazer

Em tempos de pandemia, onde muitas pessoas foram obrigadas a ficar dentro de suas casas para se proteger de uma crise sanitária, os momentos em família foram ressignificados, bem como os espaços onde as principais relações acontecem.


Isso aconteceu porque se passou a considerar melhor os momentos de união, aproveitando as conversas, as trocas de ideias e a diversão dentro de casa, já que não seria possível na rua. Isso teve um grande impacto no desejo de melhorar a área gourmet das casas.


Esse espaço nada mais é do que uma extensão de residências, geralmente na varanda ou sala de apartamentos, um local destinado a encontros, reuniões, ademais, é um lugar onde quase sempre tem uma churrasqueira ou um fogão, focado nessas reuniões.


Por exemplo, é bem comum vermos uma bancada de inox sob medida atrelada a uma churrasqueira em apartamentos, aproveitando um espaço que muitas vezes serviria de sala, mas que no final não teria tanta utilidade como tal, não sendo proveitoso.


E pessoas que não tem em casa um espaço destinado a esse ponto de encontro, passaram a pesquisar mais sobre como poderiam obter itens e elementos para formar uma área gourmet, sempre entrando em um orçamento acessível, ainda mais em momentos atuais.

Criando uma área gourmet em apartamentos

Veja a seguir algumas dicas interessantes para fazer com que sua simples varanda se transforme em um ótimo espaço gourmet, contribuindo para os melhores momentos com sua família, ainda mais em tempos de isolamento dentro de suas residências.

  1. Utilizar bem o espaço da varanda ou sacada

É importante considerar a utilização plena de todo o espaço disponível para a construção de uma área gourmet, visto que quase sempre os espaços serão reduzidos no local da varanda da sua residência. Nesse momento é importante pensar na organização inteligente.


Por exemplo, se você tem uma porta de sacadas de vidro bem no meio de sua sala, é interessante removê-la para que se crie um maior espaço na varanda, fazendo com que móveis e até mesmo refrigeradores entrem no local com a máxima facilidade.


Além disso, é importante formalizar um projeto antes mesmo de sair comprando produtos para o local, focando sempre nas principais medidas e disposições, sendo então uma forma de utilizar todo o espaço possível, não deixando nada sem utilidade, ainda mais espaços.

  1. Incluir uma churrasqueira no seu projeto

Essa dica pode variar de acordo com cada personalidade dos moradores, mas para aqueles que gostam de fazer churrasco, é essencial colocar uma churrasqueira aço inox ou quem sabe uma feita de tijolos, para compor e explicar visualmente a sacada gourmet.


Além de ser super utilitária para a preparação de churrascos e almoços em família no geral, ela também agrega um conforto para quem está no local, já que sua identificação sugere um espaço divertido, próprio para as reuniões em família.


Dependendo da construção e do espaço utilizado na churrasqueira, é possível colocar espaços para que sejam guardados outros elementos que não cabem na arquitetura da casa, o que também serve como uma dica de organização inteligente.

  1. Apostar no uso da madeira dentro da decoração

Naturalmente os objetivos, móveis ou revestimentos de madeira como aplicação de bona em tacos trazem um maior conforto, remetendo a algo caseiro, familiar e simples, as sensações perfeitas para quem deseja construir uma área de lazer dentro de casa.


Por isso, se possível, escolha esses elementos para a composição de sua cozinha gourmet, pensando sempre de que maneira ele pode fixar o máximo de aconchego e o mínimo de itens pesados, visto que maneira demasiadamente pode ser uma ideia intensa.


Uma boa indicação é a seguinte: misture uma parede de cimento queimado colorido com peças de madeira, como a própria churrasqueira ou itens da cozinha, e coloque, ainda, elementos de bambu, algo que pode ser similar sem pesar tanto em um sentido visual.

  1. Integrar ambientes para melhor aproveitamento

Uma das principais dicas concedidas por profissionais da área é a utilização de uma integração de ambientes, justamente para que a sua área seja melhor aproveitada, sendo a mesma situação para sua sala, cozinha e o outro setor envolvido.


A verdade é que muitas plantas de apartamentos, por exemplo, não acabam evidenciando bem cada área, dando mais espaço para uma ou para outra. Nesses casos, se possível, procure tirar a divisória de parede ou qualquer outra composição que atrapalhe o caminho.


Uma dica utilizada por muitos arquitetos é justamente cobrir a área que foi demolida com pintura predial, colocando algum elemento nesse espaço, como plantas, poltronas, mesas e outros itens. Use sua imaginação para compor o grande espaço que você terá!

  1. Investir no estilo rústico de decoração

Um estilo rústico é aquele que mistura itens de madeira, cores mais frias ou até mesmo aqueles tons terrosos, e uma mistura com elementos de outros acabamentos, criando um local interessante, charmoso e altamente confortável para os moradores do lugar.


Investir nesse estilo na sua área gourmet é interessante para que este seja visto como um lugar agradável, o mais confortável da casa se possível, trazendo uma diferenciação de outros cômodos, para que mais pessoas se sintam à vontade em se reunir no local.


Para melhorar o ambiente você pode:


  • Instalar velas;

  • Colocar caixas de música;

  • Investir em tapetes e mantas;

  • Colocar iluminações mais amenas.


Também é uma opção colocar uma envolta de vidro na sacada, para que de fato este seja visto como um lugar para ficar na chuva ou em dias de sol, com ou sem familiares e amigos.

  1. Pensar em jardins verticais e plantas para o local

Plantas são as melhores amigas da decoração contemporânea. Nos últimos anos, essa ideia de decoração explodiu no mundo inteiro, transmitindo para a casa as vontades de moradores cada vez mais conectados com a natureza e toques de simplicidade.


Em apartamentos com sacadas pequenas, ou qualquer lugar que não tenha acesso a um quintal, pode ser o ambiente perfeito para a colocação de plantas, sejam grandes ou aquelas menores, em vasos decorativos, justamente para trazer uma refrescância.


Para completar a sensação de simplicidade trazida pela natureza, é interessante utilizar piso industrial em epoxi, para que o local seja ainda mais agradável, fácil de limpar e de escorrer, visto que lugares com plantas estão sempre sendo regados.

  1. Utilizar revestimentos alegres e coloridos

Residências com crianças e pessoas mais jovens podem pedir um certo ar de vida, quase sempre encontrado nas cores de móveis e revestimentos, como instalaçao de esquadrias de alto padrão coloridas. Essa é uma maneira de deixar a área gourmet mais agradável.


É importante não encher o espaço de objetos com um mesmo sentido, optando por colocar em evidência peças-chave, como travesseiros, tapetes, azulejos e até mesmo esculturas coloridas, trazendo um toque de cor sem passar do ponto.

  1. Pensar em formas inteligentes de composições

Ainda que você esteja aproveitando o espaço da sacada, que será destinado apenas para um uso recreativo, é importante deixar em consideração dentro do planejamento do projeto de uma área gourmet se uma composição inteligente não será uma boa pedida.


Um bom exemplo disso são paredes que podem ser removíveis e depois colocadas no lugar, como cortinas, para cobrir uma área, escondendo bagunças ou itens como a churrasqueira, deixando o ambiente diferente para cada situação.


Em casas mais contemporâneas essa pode ser uma boa opção, já que muitas pessoas decidem deixar em evidência a sala, que fica ao lado da área gourmet, e outras vezes fazer o inverso, sem que nenhum dos elementos ao lado tire a atenção dos presentes.

Considerações finais

Ainda que nem todos os espaços de um apartamento ou uma residência sem quintal sejam projetados para conter sacadas e espaços gourmets, com um pouco de criatividade e entendimento sobre itens de decoração e revestimentos, transformar seu espaço fica fácil.


Dessa forma, com as dicas acima, uma simples varanda pode se tornar um lugar significativo para encontro de amigos e familiares, aproveitando os momentos juntos de maneira ainda mais agradável.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.