Reportagem

Naplanta thumbnail 100x100

Dicas para aproveitar a área de sua varanda

As pessoas estão cada vez mais tentando buscar a melhor utilização para seus imóveis. Então, para aproveitar área de sua varanda, você deve pensar em todas as possibilidades que pode ter, principalmente por se tratar de uma região muito versátil da casa.

Muita gente tem o sonho de possuir um apartamento ou casa com varanda. Este cômodo é altamente modificável, capaz de acessar diversas opções do imóvel. Quando bem cuidado e decorado, torna-se um ambiente muito requisitado na casa.

Independentemente do tamanho que você possui para sua varanda, com criatividade e vontade de mudança você pode criar ambientes lindos. Por isso, é fundamental que você tenha em mente todas as possibilidades para decidir o que fazer com o cômodo.

O segredo para um bom trabalho com sua varanda é se permitir, deixar a criatividade guiar seus instintos para criar algo único e diferenciado. Para uma decoração diferenciada, até mesmo mesas de aço inox industrial são boas opções.

Dessa forma, você acaba conseguindo encontrar funções mais adequadas para o tipo de apartamento que deseja manter.

Pense em qual é o seu objetivo

O tipo de móvel que será inserido na área também depende de sua escolha inicial. Isso porque uma varanda para alimentação precisa de mobília diferente de uma área de relaxamento e contemplação.

Sua escolha final determinará o tipo de ambiente que está sendo construído, e no qual você passará um bom tempo. É importante também pensar em elementos como a rede de proteção de sacada, principalmente caso você tenha crianças ou pets em casa.

Algumas varandas são utilizadas até de forma social. Se você gosta de receber amigos e familiares, pode criar uma área despojada para passar um tempo relaxando. Para isso, você pode contar com diversos itens especiais, como:

  • Puffs;

  • Poltronas;

  • Cadeiras com estofamento;

  • Bancos de madeira.

Se você tiver uma varanda aberta, alguns materiais são mais adequados, principalmente a fibra sintética, que é muito mais resistente. Já em varandas fechadas, você pode se permitir mais, encontrando materiais que vão de encontro ao tipo de decoração que deseja.

Isso é ainda mais importante se você pretende integrar a varanda a algum cômodo especial da casa, criando uma extensão de um ambiente como a sala ou cozinha.

Dessa forma, você consegue explorar melhor o espaço de sua casa, principalmente se o cômodo inicialmente for pequeno, uma vez que você cria um sentimento de amplitude.

Em varandas cujo objetivo principal é receber visitas, o ideal é priorizar o conforto e a sensação de aconchego. Para isso, você pode utilizar redes e cadeiras penduradas, que costumam ser bem confortáveis e diferentes.

Quanto mais sensação de tranquilidade e conforto você conseguir passar com sua varanda, mais tempo seus convidados passarão ali, o que garante que o propósito do espaço está sendo cumprido.

Se você possui crianças em casa, pode fazer da varanda um espaço especial para brincadeiras. Neste caso, você pode revestir o chão com EVA colorido para garantir uma maior proteção e deixar o ambiente divertido.

Além disso, a instalação de um armário na varanda pode ser ideal para armazenar os brinquedos, evitando a bagunça depois da diversão. Quanto mais organizado for o ambiente, mais fácil será lidar com ele.

Colocar uns puffs coloridos mantém o clima divertido e dá a possibilidade de adultos ficarem ali descansando, sem perder o clima para as crianças. Além disso, este tipo de móvel ocupa pouco espaço, sendo facilmente guardado.

É importante pensar em segurança caso você deseje uma área infantil na varanda, sobretudo se morar em um apartamento alto. Por isso, o ideal é que você utilize telas de proteção em todo o ambiente.

Além disso, você pode cercar o espaço com vidro laminado temperado para proteger as crianças de temperaturas baixas no inverno, garantindo que o espaço esteja disponível o ano inteiro para eles brincarem.

Independentemente do estilo de varanda que você queira utilizar, sempre é possível criar detalhes que dão o charme especial para o espaço, tornando o ambiente perfeito e unificado com a decoração escolhida.

Para conseguir uma melhor utilização de sua varanda, existem algumas dicas que podem ser levadas em conta para criar um ambiente ideal, aproveitando todo o seu planejamento para criar um cômodo incrível.

1 - Aposte na decoração com quadros

Os quadros são uma das mais versáteis peças de decoração. Eles estão presentes até mesmo em um projeto de paisagismo de alto padrão.

Eles podem ter motivos modernos, românticos, infantis ou luxuosos, e essa versatilidade normalmente possui muitas formas e cores que você pode escolher para melhor se adaptar a sua decoração.

Você pode usar diversas temáticas para colocar quadros decorativos em sua parede. Pinturas clássicas, quadros com fotos de família ou fotografias profissionais e até frases divertidas e desenhos tornam o ambiente único e especial.

2 - As churrasqueiras são uma ótima pedida

Uma das principais tendências com relação a esse tipo de espaço é a varanda gourmet. Neste caso, você acaba conseguindo um espaço de descontração e reuniões no local, com um toque especial que faz a cabeça de muitos brasileiros.

O churrasco já é considerado um evento cultural no país. As pessoas se reúnem para confraternizar e aproveitar o dia em volta da churrasqueira, conversando e se divertindo para aproveitar melhor um momento em reunião com seus amigos e parentes.

Tanto que a maioria dos prédios novos já inclui uma churrasqueira aço inox na construção, de forma que a fumaça gerada pelo carvão não atrapalhe os outros moradores. Se este for o caso, você pode pensar em maneiras de torná-la a peça central do ambiente.

Quando você destaca a churrasqueira em uma varanda, o ideal é que os outros móveis sigam a linha de cores e materiais dela. Por isso, aposte em madeira e metal para os elementos que compõem o ambiente.

Além disso, objetos decorativos que remetem ao churrasco são ideais, como copos estilizados, jogos de facas para churrasco e outros itens, que além de tornarem o ambiente mais agradável, também são úteis quando você estiver de fato usando a churrasqueira.

Em ambientes menores, ou que não possuem uma churrasqueira integrada, uma das melhores opções no mercado é conseguir uma churrasqueira elétrica. Estes modelos costumam fazer menos sujeira, não deixam resíduos fortes no ar e ainda fazem carnes saborosas.

Existem inúmeros modelos de churrasqueiras elétricas, o que facilita muito para você definir qual tipo de objeto será usado para compor o ambiente que está tentando montar em sua varanda.

3 - A tendência das hortas pode entrar no seu espaço

Para aqueles que gostam do cuidado com plantas, a horta vertical é uma excelente maneira de ampliar suas possibilidades com a varanda. O espaço, principalmente por conta do acesso a luz natural, acaba sendo perfeito para este tipo de aplicação.

O movimento nas cidades é cada vez mais opressor, e por isso ter um ambiente de sua casa que o coloca em contato direto com a natureza é revigorante.

Você pode explorar muito melhor suas possibilidades, sobretudo ao planejar corretamente a utilização do espaço com a ajuda de um modelo de paisagismo residencial.

Uma horta vertical fica muito elegante sem perder a praticidade e o espaço da varanda, mesmo que ela não seja uma varanda grande. Por isso, você deve pensar com muito carinho em qual modelo de horta você está planejando.

Além disso, existem diversos benefícios para a saúde com este método de utilização do espaço. Primeiro porque quanto mais natureza tiver em seu apartamento, mais vivo ele ficará, passando uma sensação muito mais agradável para você.

Além disso, uma horta vertical pode ser um ótimo meio de você plantar temperos e colhê-los de forma natural.

Assim, além de ter uma linda decoração, você ainda consegue economizar e garantir alimentos livres de agrotóxicos e outros produtos químicos.

4 - Já pensou em ter uma varanda-bar?

Para aqueles que gostam de apreciar uma boa bebida, a varanda-bar é a melhor opção de decoração disponível. Com ela, você pode utilizar diversas funções da varanda para criar um ambiente agradável e aconchegante.

Um bar em casa contém uma boa estrutura de armazenamento de vinhos e outras bebidas, para que você possa reunir os amigos para uma degustação. A decoração temática é fácil de ser encontrada, uma vez que diversos fornecedores de bares também fazem peças para venda.

Assim, você cria uma estrutura similar a um bar de verdade, o que chama a atenção e acaba tornando o ambiente divertido e despojado, ideal para encontrar seus amigos nos finais de semana e bater um papo tomando algo especial.

Ademais, se você quiser comprar tela alambrado para dar um toque diferenciado na sua varanda, pode deixá-la ainda mais personalizada e com um ar mais estilizado, seguindo sempre os gostos dos moradores.

Considerações finais

A varanda é um dos elementos que mais pode sofrer modificações dentro de um imóvel. Isso porque sua versatilidade só encontra limites em sua criatividade.

Estes modelos mais modernos já possuem toda uma estrutura para fazer alterações conforme sua vontade. Uma varanda completa pode até melhorar a avaliação de imóvel residencial na hora de negociar.

Por isso, escolher bem o tipo de varanda que você quer possuir é fundamental para criar um ambiente único onde você passará um bom tempo aproveitando.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.