Reportagem

Naplanta thumbnail 100x100

Saiba como manter um canteiro de obras mais seguro e limpo com estas dicas

Promover um canteiro de obras mais seguro e limpo é, além de uma prioridade dentro do ambiente de trabalho, uma maneira de conquistar alguns benefícios voltados à produtividade dos funcionários e uma agilidade dentro da própria obra.

Ainda que esta seja uma questão importante, e algo a ser colocado como prioridade pelas equipes que administram uma construção, nem sempre esse objetivo é conquistado, justamente pela falta de organização interna para comunicar e levantar questões.


Por exemplo, por meio de uma comunicação interna, entre cartazes, avisos e reuniões semanais, uma construtora de galpão comercial consegue determinar um modo de operação entre os funcionários, voltado à atenção com o local de trabalho.


E não é difícil começar esse trabalho internamente e ver, em pouco tempo, os resultados desejados. Por meio de incentivos, como premiações e bônus de trabalho, ou até mesmo um trabalho coletivo do sucesso da entrega, podem impulsionar uma mudança.


Veja ao longo do artigo a seguir um pouco mais sobre a importância de manter um canteiro de obras totalmente limpo e organizado, entendendo tudo o que está por trás de uma simples organização, e vendo de qual forma é possível colocar em prática.

A importância de manter um canteiro de obras seguro e limpo

Um canteiro de obras, independentemente do que se vai ser construído, é praticamente o mesmo, em questão de disposição de peças e itens, como cavaletes de sinalização de segurança, algo que traz identificação rápida de seus trabalhadores mais experientes.


Esse é um local de trabalho como qualquer outro, e assim como em um escritório de advocacia ou uma fábrica de motores para carro, a organização permite uma realização de atividades cada vez melhores e mais centradas nos resultados esperados.


Ou seja, um local de obras desorganizado, além de perigoso para a vida de todas as pessoas que ali estão e que ali vão trabalhar ou morar, é também um ambiente para improdutividade, algo que tanto empresas quanto funcionários detestam.


Essa também é uma área que é utilizada para eventual manutenção de máquinas para construção civil e que precisa fazer um bom recebimento de outros profissionais, para que o trabalho a ser realizado seja feito sem maiores problemas.


A importância do ambiente de trabalho organizado, em uma questão de canteiro de obras, também se vê como essencial para que os trabalhos e relações sejam cada vez mais integradas e bem executadas, ainda mais em substituições de áreas que podem acontecer.


Os recursos utilizados também são peça-chave dentro da preocupação das empresas com lugares cada vez mais adequados para seus funcionários, pois novamente existe o risco, já que muitos materiais, como bombas de demolição de imóveis, são perigosos.


Para isso, saber bem onde cada um está disposto e deve ficar no fim do expediente, também pode permitir um trabalho cada vez mais rápido, tanto na parte de encontrar o que é desejado quanto de iniciar os trabalhos mais rapidamente.


De maneira geral, podemos entender que o canteiro de obras organizado vai trazer melhores resultados para todos, tanto a curto quanto a longo prazo, estabelecendo mecanismos de trabalho cada vez mais saudáveis e voltados aos princípios da empresa.

Dicas para colocar em prática

Separamos abaixo algumas dicas principais para que você, profissional em um local de liderança em uma empresa de serviços de engenharia civil ou até um colaborador, passem a trabalhar maneiras para colocar em prática um local de canteiro organizado.


É ideal, no entanto, que todas as formas de proteção e organização sejam amplamente difundidas. Ou seja, não basta apenas um colaborador fazer o trabalho, é preciso que todos passem a agir de forma comprometida e similar. Confira a seguir:

  1. Levar treinamentos de segurança aos funcionários

A primeira etapa dentro do trabalho de organização e transformação de um canteiro de obras, voltando-o para um espaço limpo e com segurança, é a comunicação direta entre empresa e funcionários, se possível por meio de treinamentos.


Geralmente, a empresa pode contratar uma outra companhia focada nestes cursos, ou até mesmo um especialista na área, que possa de fato passar as informações próprias, de modo com que todos os colaboradores estejam juntos trabalhando seus conhecimentos.


Geralmente em um treinamento de segurança existe não apenas a informação sobre as normas de trabalho, equipamentos e outros métodos, mas também se inicia um estudo sobre outras questões em uma obra, como verificação de estruturas metálicas.


Essa talvez seja uma boa oportunidade para incluir na conversa uma boa organização dos materiais utilizados na obra, sua disposição, organização e proteção, algo que fará com que os funcionários passem a compreender mais seus deveres naquele local.

  1. Investir em uma boa sinalização no canteiro

Muitas empresas passam a trabalhar comunicações visuais nos canteiros de obra, com o intuito de avisar os funcionários que estão relacionadas ao comportamento, horário e formas de trabalho, mas também à segurança e organização de recursos e materiais.


Essa é uma maneira prática e relativamente eficaz de trazer maior organização para todos, e principalmente um entendimento sobre o que deve ou não ser executado dentro das obras, para que o trabalho fique cada vez mais prático e saudável.


Para estabelecer melhor essa cultura dentro da empresa, muitas organizações costumam utilizar comunicações para praticamente todas as atividades que envolvam seus funcionários, desde a hora de entrada até a saída do local de trabalho, utilizando:


  • Boletins escritos;

  • Comunicados virtuais;

  • Mensagens em aplicativos;

  • Rádios corporativas.


Por exemplo, em um canteiro de obras onde está sendo feita uma verificação de serviço de terraplenagem, os funcionários têm em comunicados a informação do momento em que devem voltar ao trabalho e quais os serviços que devem fazer nesse meio tempo.

  1. Fazer uma manutenção preventiva dos equipamentos

Essa é uma dica que fica mais em função da empresa responsável. A manutenção e verificação prévia dos materiais da obra é essencial para os trabalhadores, justamente para que acidentes não sejam considerados perigosos durante os serviços.


Mas em questão da organização e da limpeza, essa verificação vai permitir com que os trabalhadores tenham atenção apenas para a execução de suas tarefas, sem ter que considerar essa verificação, e assim causar desorganização antes do trabalho.


Para melhorar ainda mais essa performance de organização, procure no momento do içamento de maquinas dentro do local de trabalho, encontrar formas de organização que sejam fáceis de serem incorporadas no dia a dia dos trabalhadores.

  1. Trabalhar a cultura da limpeza e da organização

Todas as formas anteriores estiveram adequadas às maneiras mais eficazes de proporcionar um ambiente cada vez mais organizado e limpo para trabalho, algo essencial.


Mas ainda assim, é preciso que a empresa coloque essas boas maneiras como parte de uma cultura, e não apenas como uma obrigação. Para isso, é essencial fazer um trabalho de conscientização diária, até que tudo entre nos eixos e se torne uma rotina.


Para isso, é interessante que a empresa considere algumas formas de bônus ou gratificações esporádicas para aqueles que trabalharam bem na empresa, e de fato seguem as regras e formas de disposição de organização ditas pela empresa.

  1. Corra atrás de todas as regulamentações

É importante deixar em ênfase que um canteiro de obras é um local onde determinadas normas relacionadas a obras devem ser cumpridas, algo que envolve tanto a participação saudável do trabalhador, com equipamentos e proteções, quanto normas de serviço.


Um exemplo disso são as placas de acidentes, que devem ser atualizadas diariamente, para que estejam visíveis aos órgãos reguladores regionais, buscando uma maior interação com o que a empresa está produzindo e quais os riscos que estão acontecendo.


Além disso, um local organizado é aquele onde todas as pessoas estão cientes das multas e perigos que podem acontecer, o que faz importante a participação de todos no trabalho de melhoria e de atenção às normas, que devem ser bem compreendidas.


Para melhorar ainda mais essa compreensão coletiva, é interessante que a empresa disponibilize em comunicações algumas das normas e regras vigentes, para impulsionar tanto o conhecimento quanto o estudo sobre o que pode ou não acontecer.

Considerações finais

Um bom ambiente de trabalho é sempre um espaço onde trabalhadores e empresas podem se desafiar continuamente, garantindo uma produtividade acima da média e uma proteção ampla para todos os envolvidos, evitando acidentes e situações desagradáveis.


Mas para além de um simples prazer corporativo, a adequação do local de trabalho em um espaço organizado e limpo se torna referência para que normas de proteção e conduta de trabalhos em obras aconteçam, levando a todos um alto nível de profissionalismo.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.