Reportagem

Naplanta thumbnail 100x100

Como montar uma decoração industrial para sua casa?

A decoração industrial é um estilo que tem ganhado muita força nos últimos anos. Seu design arrojado e eficiente é a escolha certa para criar um ambiente aconchegante, sem perder os traços de modernidade e funcionalidade.

Nascida nos anos cinquenta, a decoração industrial foi um movimento que teve muita força nos Estados Unidos, sobretudo por conta de jovens buscando sua primeira residência solo na cidade de Nova York.

Por conta dos altos preços do mercado imobiliário da época, os jovens foram forçados a se mudar para zonas industriais, onde alugavam galpões por preços muito mais acessíveis.

Então, começou a surgir dentro do movimento arquitetônico a ideia de estilizar esses ambientes. Nascia assim um novo estilo de decoração imobiliária. Alguns de seus principais traços são:

  • Ausência de paredes;

  • Integração de ambientes;

  • Reaproveitamento de materiais industriais;

  • Customização de móveis e objetos decorativos.

Entre os principais elementos desse estilo, em questão de materiais, estão o concreto e os tijolos aparentes, muitas vezes com paredes descascadas e tubos e fiação expostas. Assim, é importante pensar em formas de aproveitar o ambiente sem muita modificação.

Parte do charme da decoração industrial está justamente em sentir o impacto da decoração e do estilo alinhados aos elementos que remetem ao aspecto comercial desse tipo de imóvel, prévio a utilização como residência.

Pensando dessa maneira, uma porta de alumínio sob medida, por exemplo, pode dar um tom especial a um cômodo específico. Por isso, revestimentos com aspecto de desgaste e elementos expostos acabam dando toques únicos. 

Entretanto, é preciso ter cuidado com a utilização desses estilos. Afinal, a diferença entre o aspecto envelhecido e bruto é diferente de a casa de fato precisar de reparos.

Por isso, é importante se planejar bem para aplicar estes conceitos ao imóvel sem perder sua qualidade na hora que terminar a reforma. Hoje em dia, muitos imóveis têm adotado esse conceito industrial, não sendo mais restrito aos apartamentos originais.

Até mesmo imóveis pequenos podem acabar construindo uma decoração boa com este tipo de design, bastando saber como e quando aplicar os conceitos básicos do estilo industrial em cada cômodo de sua casa.

Um dos pontos mais comuns desse modelo de decoração é a integração de ambientes, num estilo amplo similar aos moldes de um loft. Aqui, os ambientes costumam ser separados pela própria mobília, que determina o que cada ponto da casa é.

Neste caso, é importante se atentar apenas às vigas de ferro para construção e estruturas necessárias para a casa, eliminando paredes e portas desnecessárias. Além disso, existe uma valorização muito grande da madeira e do ferro na decoração.

No piso, a madeira pode ser aproveitada em tons escuros, ou então utilizar o próprio concreto como um meio de manter a casa em um tom mais rústico. É importante que você utilize móveis que criem destaques para o ambiente.

Pensando dessa forma, você deve se atentar, entretanto, à aplicação de bona em tacos para um melhor resultado, além de outros aspectos.

Como fazer uma decoração industrial?

Para pessoas que não têm o espaço adequado para usar o estilo exatamente como ele se originou, existem muitas maneiras de aplicar essa tendência, principalmente se você é adepto do estilo mais moderno e arrojado que a decoração industrial pode oferecer.

Para isso, é preciso se atentar a alguns detalhes importantes, que podem ajudar a manter um modelo muito mais adequado e agradável para seu imóvel. Para conseguir aplicar corretamente, existem alguns macetes relacionados a cores e outros artifícios.

Use diversas tubulações

Uma das formas mais interessantes de aplicar a decoração industrial é com o uso de tubulações aparentes em um imóvel. Este tipo de recurso é ótimo porque tem um custo baixo e deixa o ambiente muito estiloso.

Além disso, você pode usar a tubulação para esconder e organizar toda a parte de fiação elétrica da casa, criando um ambiente mais clean e interessante, mantendo o padrão de indústria na decoração.

Pensando assim, realizar, até mesmo, uma montagem eletrica industrial em sua residência pode dar um charme rústico para o ambiente.

Ademais, existem diversos formatos e designs que você pode utilizar com as tubulações expostas, aproveitando para criar desenhos e padrões diferenciados para destacar uma área de seu ambiente com qualidade.

Dessa forma, você consegue criar um ambiente cheio de personalidade para seu cômodo, sem perder a funcionalidade das tubulações e podendo até mesmo misturar com outros estilos.

Isso porque apesar de ser um tipo bem moderno de decoração, as tubulações podem facilmente ser integradas a designs mais voltados para ambientes clássicos. Esse tipo de mistura é ideal se você deseja criar cômodos em estilos diferentes na sua casa.

Cuidados com o acabamento

O acabamento é uma parte importante da casa, e deve ser pensado com carinho quando você está definindo o estilo de design que irá compor seus ambientes. Isso porque cada estilo tem algumas variações com relação ao acabamento.

Para a decoração industrial, no entanto, é importante destacar que a ausência de acabamento pode funcionar muito bem. Muitas vezes, deixar, por exemplo, um bloco de alvenaria exposto é muito mais interessante para este modelo de decoração.

Dessa forma, as paredes terão um tom característico de indústrias antigas, na qual não existe uma pintura específica e até mesmo alguns tijolos ficam aparentes, dando um ar mais rústico ao local.

Você pode manter toda a estrutura sem acabamento, ou deixar apenas parte dela exposta, gerando assim alguns pontos de destaque, principalmente, nos espaços onde os tijolos ficam à mostra.

Além disso, é possível pintar os tijolos sem fazer o acabamento, garantindo uma variedade maior de cores e tons. A pintura desgastada também pode gerar um ambiente rústico e interessante.

Aposte no concreto

O concreto é um grande aliado da decoração industrial. Seu tom acinzentado é perfeito para qualquer colocação do estilo, bem como pode fazer toda a diferença quando você está decorando seu ambiente.

Além disso, o efeito do concreto é muito interessante no cômodo, e você pode usá-lo nas paredes e chão, tanto para o local inteiro como em um espaço distinto do ambiente. Dessa forma, você cria decorações únicas.

Assim sendo, o revestimento cimento queimado é uma opção muito procurada para esse tipo de efeito.

Utilização dos metais

Alguns metais são particularmente interessantes para sua estrutura, por passarem um ar industrial para o ambiente. O ferro escovado acaba passando uma impressão desse tipo para a decoração, dando uma impressão de fábrica antiga.

Além disso, o aço inox também pode fazer grandes efeitos em sua decoração, sobretudo se você utilizá-lo em conjunto com o ferro e o concreto, dando escalas de cor e tom para esse tipo de local.

Os metais podem ser usados em abundância, tanto em portas e janelas como na utilização de móveis, como cadeiras, portas e mesas de aço inox industrial.

Lembre-se da iluminação

A iluminação é um dos principais pontos da decoração industrial. Ela dará o tom para seu imóvel e deve ser aplicada com sabedoria para criar um ambiente aconchegante e divertido, sem perder o estilo e a modernidade.

O primeiro ponto a se atentar é na utilização da luz natural. Os imóveis com decoração industrial costumam aproveitar grandes janelas, tal qual nas indústrias antigas. Por isso, aproveitar a oportunidade de usar a luz do sol é muito importante.

Isso porque esse tipo de iluminação além de criar ambientes adequados, também traz renovação e conforto para o ambiente. Na questão de iluminação artificial, entretanto, existem pontos que podem tornar o ambiente muito mais estiloso.

Dessa forma, um lustre plafon, por exemplo, pode trazer muito requinte ao ambiente com a iluminação artificial.

Móveis para a decoração

Uma boa maneira de decorar os imóveis com design industrial é a escolha correta de quais objetos serão colocados em cada ambiente. Dessa forma, você consegue aproveitar muitos modelos para criar um cômodo exatamente como imaginou.

Móveis antigos podem ser trabalhados para a utilização, além de móveis metálicos para manter os padrões de cores e materiais que você está utilizando. Em antiquários, você pode procurar móveis, sobretudo aqueles que têm uma função industrial.

Antigos relógios de ponto podem ser transformados em lindas peças decorativas, enquanto armários de arquivo podem ser completamente repaginados. De liberdade para sua imaginação para criar um ambiente completamente diferente de tudo o que você já viu.

Considerações finais

Decorar sua casa é um momento muito importante, principalmente porque isso significa passar o estilo que você deseja que as pessoas vejam para a estrutura física do imóvel. Por isso, é importante definir seu estilo com calma e garantir que você fará algo que goste.

O estilo industrial é um dos mais requisitados dos últimos tempos, sobretudo por conta de sua variedade com baixo custo e alto padrão. Suas possibilidades junto a essa técnica são imensas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.