Reportagem

Naplanta thumbnail 100x100

Dicas para fazer a paginação de piso de seu apartamento

Fazer a paginação de piso é um processo que exige estratégia e um bom planejamento, mas que pode deixar qualquer ambiente com uma aparência muito mais estilosa, aproveitando melhor este recurso de maneira funcional.

O processo de paginação de piso estabelece o formato que o seu piso será instalado, pelo tipo de desenho que você preferir. Essa ação é ideal para identificar cômodos diferentes, caso você esteja usando o mesmo piso tátil de concreto em todo o imóvel.

Quando você faz sua escolha, é montada uma boa estratégia para instalar o piso da melhor maneira possível, escolhendo a direção que a instalação seguirá e como você pode fazer para que as peças se encaixam corretamente na estrutura que você optou.

Cuidados necessário na paginação de piso

Para que esse tipo de ação tenha efetividade, é preciso prestar atenção em alguns elementos básicos da estrutura, como o tamanho do espaço que será preenchido pelo piso e a quantidade de peças necessárias para a cobertura.

Dessa maneira, você não gasta a mais com excessos e nem fica com o piso incompleto, precisando de mais peças para conseguir terminar. É possível até mesmo criar estilos de desenho para usar esse tipo de modelo, sem que haja desperdício de placas de eps ou outro revestimento.

Então, fazer a paginação de piso depende de alguns elementos que você precisa se atentar no momento do planejamento, para que tudo ocorra bem e você não precise refazer nenhuma parte. O ideal aqui é evitar o retrabalho.

Por isso, é importante ter cuidado na hora de escolher o modelo e o estilo que você usará para o piso, principalmente pelas ações necessárias para a aplicação de revestimentos. Por este motivo é tão importante se planejar para comprar piso laminado.

Quando você escolhe com qualidade e instala corretamente, a paginação de piso pode ter um efeito único no ambiente, criando um estilo inconfundível e que será o grande diferencial deste cômodo em sua proposta de decoração.

Para maximizar esse resultado, o ideal é que você conte com apoio profissional para a execução da instalação. Ainda que você saiba como o procedimento funciona, é importante que o instalar tenha a prática e os equipamentos necessários.

Do contrário, a instalação pode acabar sendo prejudicada, o que tira boa parte do brilho e da elegância de uma paginação de piso intertravado. Inclusive, você precisa estar atento para identificar se o resultado está ficando como o planejado.

O primeiro passo para uma boa estrutura de paginação de piso é desenhar na planta cada peça, mantendo as dimensões e o formato escolhido. Isso acaba dando uma ideia base de como o resultado ficará.

Além disso, você pode criar vários tipos de desenhos, para escolher aquele que mais se adequa a estrutura que você escolheu. Caso vá utilizar algum tipo de rejunte, é importante pensar na espessura dele durante esse processo.

Assim, você consegue ter uma base para calcular a quantidade de cada material que será necessária para conseguir instalar corretamente seu piso, evitando gastos a mais e garantindo que todas as peças necessárias foram compradas.

Conheça alguns tipos de paginação

Existem diversos modelos de paginação de piso, que podem ser escolhidos de acordo com seu gosto pessoal e com a estrutura de decoração do ambiente.

Então, para que você consiga fazer uma boa escolha, é importante conhecer pelo menos alguns dos mais populares modelos de piso vinílico autocolante preço.

Além disso, cada modelo tem alguns detalhes de instalação que devem ser levados em conta para que você consiga explorar melhor todo o potencial decorativo desse tipo de piso, conseguindo ambientes estilosos e completamente diferentes.

Paginação alinhada

Este é um dos modelos mais comuns de paginação de piso, no estilo alinhado você utiliza peças de mesmo formato e dimensões, que são colocadas alinhadas umas com as outras, para criar uma uniformidade no padrão.

Esse modelo passa uma impressão mais ordenada e regular, sem muito movimento próprio. Por conta disso, é muito utilizado em ambientes comerciais, onde passa uma impressão mais sóbria.

O principal motivo de muitas pessoas optarem por este modelo de paginação, tanto em suas casas quanto em outras estruturas, é o orçamento. Ademais, esse modelo de paginação pode ser tanto com um piso vinílico instalação quanto com outro revestimento.

Além disso, a paginação alinhada tem menos necessidade de cortes, uma vez que as peças são todas do mesmo tamanho e formato. É estimado que apenas 10% das peças se percam, normalmente sendo cortadas apenas as que precisam fechar os cantos do local.

Essa economia de material e mão de obra, além da diminuição de desperdício, tornam esse modelo muito procurado para a estrutura.

Paginação vertical e horizontal

Estas paginações são bastante similares, uma vez que usam peças retangulares para criar a estrutura. O diferencial é o critério escolhido para a organização. Esse tipo de paginação é interessante quando você quer mudar a percepção de tamanho de um ambiente.

No caso da paginação vertical, é ideal sua utilização quando você deseja aumentar o pé direito de um cômodo, dando uma impressão de que o espaço é mais alongado do que realmente é. Isso é ótimo para ambientes mais baixos.

No caso do eixo horizontal, o objetivo é aumentar a sensação de amplitude no local. Isso faz com que ele pareça mais largo e mais confortável. Esse tipo de impressão ajuda muito a determinar o tipo de ambiente que você está tentando montar.

No caso de um quarto pequeno, por exemplo, a paginação horizontal pode deixá-lo muito mais confortável, aplicando uma estrutura mais adequada para você se sentir bem dentro do ambiente e conseguir descansar melhor.

Por outro lado, um ambiente como uma sala de estar pode usar a paginação vertical para passar uma impressão maior de amplitude, permitindo que as pessoas se sintam bem de estar nesse tipo de ambiente e aproveitando o espaço com divisória piso teto.

Paginação diagonal

Este estilo diferente e moderno passa uma impressão de movimento, sendo ideal para ambientes mais modernos. Entretanto, por sua forma diferenciada, ele acaba gerando um pouco mais de desgaste e desperdício, por conta dos recortes que precisam ser feitos.

Entretanto, esse é um modelo muito interessante para quem deseja uma decoração diferenciada, além de ter um conceito de vanguarda que pode chamar a atenção de pessoas que gostam de ambientes de bom gosto e estilo.

Dicas de paginação de piso

Para conseguir extrair o melhor resultado desse tipo de ação, é preciso se atentar a alguns detalhes que causam um impacto direto na instalação de seu piso, gerando assim um elemento mais interessante.

Escolhendo material

Quando você escolhe o material adequado, consegue um resultado muito mais satisfatório. O material utilizado pode ser:

  • Porcelanato;

  • Azulejo;

  • Madeira;

  • Cimento.

Por isso, é importante fazer uma boa pesquisa para encontrar o melhor tipo de aplicação para o modelo escolhido.

Comece pelo canto

Tanto no planejamento quanto na execução, o ideal é escolher um canto para começar a instalar sua paginação de piso. Dessa maneira, você consegue ter uma ideia de onde será necessário fazer cortes e como continuar a instalação.

Além disso, ao começar por um canto específico e seguir na instalação, o desperdício em caso de falhas é menor, uma vez que você não precisa desmontar toda a estrutura para conseguir remover um piso instalado errado e colocar um novo.

Mais amplitude nos ambientes

A ideia da paginação de piso é justamente que você consiga estruturar seu ambiente para que ele fique mais confortável e aconchegante, utilizando o desenho no piso como uma forma de estruturar melhor o ambiente.

Esse tipo de ação é fundamental para que o cômodo seja valorizado, por exemplo, na estrutura do imóvel que você está decorando e também contando com um projeto as built.

Atenção às peças cortadas

Embora o ideal seja que as peças inteiras tenham destaque, é impossível não pensar em peças cortadas. Por isso, é importante que você saiba como e onde encaixá-las. Com o desenho em mente, você pode identificar os locais de menor visibilidade.

Estes serão os locais onde você dará preferência para colocar os cortes, que diminuem a sensação fluida do ambiente.

Considerações finais

A paginação de piso é um dos elementos mais importantes da base de estrutura de decoração. Ao definir corretamente esse tipo de elemento, você dá o tom que o cômodo terá para a decoração como um todo, permitindo mais interação entre os ambientes.

Por isso, é importante saber qual modelo e qual estilo serão aplicados, para que você possa criar uma estrutura única e muito mais satisfatória, com elementos de destaque nesse tipo de ação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.